Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Brasileiros têm mais confiança em fazer compras online por site ou app oficial das marcas

Pesquisa revela que maior medo de consumidores digitais é ter a conta bancária hackeada

  • de Redação
  • 8 meses atrás
Brasileiros têm mais confiança em fazer compras online por site ou app oficial das marcas

Impulsionado principalmente pela pandemia, o comércio online tornou-se uma parte indispensável do mercado de vendas no Brasil. Uma pesquisa da Akamai, empresa especializada em serviços de computação em nuvem e segurança cibernética, revelou que para 58% dos consumidores virtuais, saber que estão comprando no site ou aplicativo oficial da loja ou marca é o principal fator que inspira confiança.

As garantias sobre a segurança dos dados do cartão de crédito durante as transações são cruciais para 54% dos entrevistados. Além disso, 40% dos participantes afirmam que não comprariam novamente em um site que já tenha enfrentado incidentes de segurança ou vazamento de dados, mesmo que a empresa tenha implementado melhorias substanciais em sua segurança.

“O comércio online brasileiro evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito para atender à crescente demanda dos consumidores por agilidade. No passado, a lentidão era um fator crucial para que os consumidores desistissem de continuar em um site. Apesar deste problema ainda ser mencionado, hoje observa-se que os usuários são mais críticos em relação à qualidade das informações sobre os produtos e os aspectos ligados à segurança do site e proteção de suas transações. A confiança é um fator crucial, que pode determinar a escolha de um site ou aplicativo na hora de realizar uma compra”, afirma Helder Ferrão, gerente de estratégia de indústrias da Akamai Latam.

Os maiores medos dos clientes neste caso incluem ter a conta bancária hackeada (35%) e os dados do cartão clonados (31%). A preocupação com o vazamento de senhas é significativa, afetando 93% dos usuários, enquanto 89% temem o vazamento do CPF.

Outro dado relevante é que 70% das pessoas revisam as políticas de privacidade e segurança antes de fornecer informações pessoais em sites ou aplicativos. Apesar disso, 48% acreditam que as empresas ainda não estão suficientemente preparadas para enfrentar ameaças cibernéticas.

“É necessário criar um ambiente digital seguro e transparente, no qual os consumidores se sintam protegidos em todas as etapas da jornada de compra. Isso inclui desde a proteção dos dados pessoais e financeiros até a oferta de canais de atendimento eficientes e que demonstrem um processo de compra seguro e intuitivo”, finaliza Ferrão.

Para conferir o estudo completo clique aqui.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceecommerceM&CmercadonegóciosVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

de Redação 19 de maio de 2025

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

de Redação 19 de maio de 2025

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

de Redação 19 de maio de 2025

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile