Lula defende uso de recursos do petróleo para descarbonização da economia

Presidente critica falta de governança mundial para monitorar compromissos climáticos e propõe ensinamentos aos países desenvolvidos na transição energética

Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, considera importante usar parte do dinheiro obtido com a exploração do petróleo para a descarbonização da economia. “Precisamos ensinar os países desenvolvidos a contribuir [com a transição energética]”, disse o petista, ao podcast PODK Liberados, apresentado pelos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Leila Barros (PDT-DF).

A entrevista foi gravada na quarta-feira, 6, e exibida pela RedeTV! e no YouTube na noite deste domingo, 10.

Segundo Lula, falta governança mundial para monitorar o cumprimento de decisões tomadas em eventos como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que começa nesta segunda-feira, 11, em Baku, no Azerbaijão. “Se o Estado nacional não quiser cumprir, quem vai exigir? Os americanos nunca cumpriram o Protocolo de Kioto”, disse.

Ainda sobre o clima, o presidente disse ter encontrado o Ministério do Meio Ambiente “desmontado” e que vai apresentar “um pacote de coisas bem-sucedidas” na COP30, que será realizada em Belém, no ano que vem. “Vai ser uma coisa extraordinária. Estamos preparando tudo direitinho e temos feito muita coisa importante”, conta.

Bets

Durante o podcast, Lula disse que não vê problema em acabar com as casas de apostas se a regulamentação do setor não der certo. Em conversa com os senadores, o presidente defendeu uma legislação rigorosa para as bets e citou denúncias de manipulação de resultados de jogos de futebol contra atletas brasileiros.

“Não é possível que a gente tenha manipulação na sociedade brasileira”, disse Lula na entrevista, que foi gravada na quarta-feira, 6, e exibida na RedeTV! e no YouTube na noite deste domingo, 10. “Esses meninos que estão jogando no exterior não têm que entrar em falcatrua. Também está em jogo que tipo de ser humano queremos”, afirmou.

Com informações de Estadão Conteúdo (Audryn Karolyne).
Imagem: Roy Rochlin/Getty Images via AFP 

Sair da versão mobile