Neste terceiro episódio da série “Benefícios da gamificação no ambiente corporativo”, vamos explorar os principais ganhos no uso da gamificação, com foco na sua principal entrega, que são a atenção e o envolvimento das pessoas.
A gamificação é uma ferramenta de muitos usos e ganhos. Podemos gamificar tudo ou quase tudo dentro das empresas. E o saldo é sempre muito positivo.
Os ganhos são para todos: colaboradores e empresa. A gamificação nos conecta com momentos de felicidade e prazer, que estão presentes nos jogos; ativa a nossa atenção pelo seu visual colorido e movimentos; provoca imersão, com o uso de personagens, moedas, desafios, recompensas e interações, além de despertar o nosso desejo de competir para vencer.
Esse pacote de emoções, desejos e gatilhos faz com que a gamificação ganhe cada vez mais espaço nas empresas em tudo o que envolve pessoas.
E essa jornada pode começar no processo de seleção, seguir pelo onboarding e seguir por todos os treinamentos, desde desenvolvimento pessoal e profissional até os de vendas, campanhas de incentivos ou que tenham algum conteúdo que precise de atenção, retenção e engajamento, pois tudo o que desperta a nossa atenção tem grande chance de nos conectar e tirar o melhor de nós.
E, quando além de tudo isso, uma história que desperta a nossa curiosidade é contada, o nosso desejo por conhecer mais e mais é ainda maior.
Alguns números da gamificação em educação corporativa:
- Acima de 90% de engajamento nas trilhas de aprendizagem
- Acima de 80% de redução no tempo de treinamento
- Acima de 90% de satisfação com os treinamentos gamificados
Com a gamificação, temos aumento da produtividade e satisfação do time, além de maior colaboração por meio de jogos em equipe, estimulando a melhora das relações e do clima organizacional.
Para a empresa, além desses ganhos, a gamificação gera dados que possibilitam aos gestores ter informações exatas das competências adquiridas e dos déficits a serem trabalhados e, com isso, tomar decisões com muito mais segurança e ter um fluxo muito mais organizado e coerente das atividades.
O mundo da gamificação é um universo repleto de encantos, desafios, oportunidades de evolução pessoal e profissional, reconhecimento pelo empenho, engajamento e ganho de conhecimento por meio de rankings. E a cereja do bolo são as premiações pelos atingimentos.
Em um mundo em que temos números alarmantes de pessoas com burnout, a gamificação vem acalentar nossos corações como uma forma de levar os desafios e as demandas do dia a dia de maneira leve e prazerosa.
Encontro vocês no nosso próximo episódio!
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock