FedEx diz que demitirá até 2 mil funcionários na Europa por redução de custos

As mudanças incluirão a remoção de cargos e a consolidação de equipes nas funções administrativas e comerciais afetadas

FedEx abre inscrições de programa para micro e pequenas empresas

A FedEx planeja despedir até 2 mil funcionários na Europa, à medida que a gigante do transporte marítimo prossegue extensos esforços de redução de custos. A empresa de entregas disse na quarta-feira (12) que suas propostas visam reduzir o número de funcionários nas equipes comerciais e de back office da FedEx em 1.700 para 2 mil.

A FedEx disse que as mudanças na Europa incluirão a remoção de cargos e a consolidação de equipes nas funções administrativas e comerciais afetadas. Certas atividades realizadas em toda a região também serão consolidadas para serem localizadas em centros de atividades partilhados selecionados que estejam em países mais alinhados com as suas necessidades e a pegada imobiliária existente, afirmou.

“Não tomamos estas decisões levianamente, mas elas são essenciais para colocar a FedEx no caminho certo para o futuro”, disse Richard Smith, presidente e CEO, Companhia Aérea e Internacional da FedEx.

Demissões transmitidas pelas redes sociais viralizam na internet

Diversos profissionais estão gravando a própria demissão e compartilhando nas redes sociais, especialmente no TikTok. A maioria dos cortes, conforme relatos dos vídeos, foi feita por chamada de vídeo. Nos últimos meses, os registros acumularam milhões de visualizações.

Especialistas avaliam que a prática da “demissão responsável” – conjunto de ações para minimizar os impactos negativos que o fato gera na vida do profissional – ainda é incipiente no País.

“As lideranças não recebem treinamento nem se planejam. Elas só vão pensar em como fazer uma demissão quando precisam, de fato, demitir”, diz Lucy Nunes, fundadora da Prepara.me, empresa focada em demissão responsável. Clique aqui para saber mais.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock
Sair da versão mobile