A Apple se tornou a primeira marca de US$ 1 trilhão do mundo, segundo o relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2024. A gigante da tecnologia mantém sua posição no primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, acompanhada no topo do ranking por Google, Microsoft e Amazon.
O relatório Kantar BrandZ deste ano sublinha a resiliência das principais marcas, que chegaram ao valor de US$ 8,3 trilhões, registrando um crescimento de 20% e se aproximando do pico de US$ 8,7 trilhões de 2022. Desde o seu lançamento em 2006, o valor de marca do Top 100 cresceu 474%. O valor mínimo para ingressar no Top 100 aumentou 354%, de US$ 4 bilhões para US$ 19 bilhões.
O McDonald’s também se mantém entre as cinco empresas mais valiosas, destacando seu investimento em inovação, como na utilização de Inteligência Artificial (IA) para cenários como menus dinâmicos e previsão de pedidos, demonstrando como as marcas não tecnológicas podem desbloquear o poder dessa tecnologia.
Ilustrando este poder nascente da IA na vida cotidiana, a Nvidia saltou 18 posições dentro do ranking, indo para a 6ª colocação em 2024, com um aumento de 178% no valor da marca. Já o Facebook retorna ao Top 10 depois de um ano fora, enquanto a Oracle entra no Top 10 pela primeira vez.
Ao lado da Nvidia, os titãs da IA, Adobe e AMD, também garantiram um lugar entre as 20 marcas que mais cresceram, com aumentos de valor de 66% e 53%, respectivamente. Juntas, com o ressurgimento do crescimento do Instagram, Facebook e Uber, estas empresas destacam como as inovações tecnológicas podem impulsionar o envolvimento do consumidor e acelerar o crescimento.
Brasileiras figuram no ranking de bebidas alcoólicas
Mesmo não aparecendo no ranking geral, as marcas brasileiras Brahma e Skol aparecem no Top 20 de bebidas alcoólicas, valendo US$ 6,5 bilhões em 11º lugar e US$ 6,07 bilhões em 14º, respectivamente. Os dados do Kantar BrandZ Brasil 2024 mostram que as bebidas alcoólicas representam 22% do valor total do ranking brasileiro e cresceram 3% nesta edição.
As cervejas foram responsáveis pelo crescimento de 5% da categoria. Uma das razões para isso é o fato de essa bebida ter opções mais baratas, que se encaixam no orçamento mais apertado do consumidor.
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