Dia dos Pais: 61% dos consumidores pretendem comprar presentes em lojas físicas

A pesquisa também apontou que a maioria das compras continuaria sendo realizada em pequenos estabelecimentos

Comemorado no domingo, 13, o Dia dos Pais deve movimentar os setores de comércio e serviço. Uma pesquisa realizada pela ACSP/PiniOn revelou que 35,9% dos entrevistados pretendem comprar presentes para a data comemorativa, enquanto 46,1% responderam que não têm intenção de fazer compras, e 18,0% responderam que ainda não decidiram.

Em relação ao ano passado, houve um leve aumento da proporção dos que manifestaram intenção de compra, observando a diminuição do percentual relativo aos que não pretendem adquirir presentes.

Do grupo de entrevistados que planejam presentar seus pais, 43,2% pretendem gastar mais do que em 2022, enquanto 32,0% desejam o contrário. Em termos do nível de despesa, a grande maioria (78,1%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 250. A pesquisa também apontou que a maioria das compras continuaria sendo realizada em pequenos estabelecimentos (42,4%), e de forma presencial, em lojas físicas (60,9%).

De acordo com a tabela, presentes de uso pessoal e de menor valor seguem prevalecendo nas intenções de compra. E o pagamento à vista continua sendo o mais utilizado nesta data. Roupas, calçados e acessórios continuam sendo os itens de maior destaque (39,7%), embora ainda continue abaixo do registrado durante os anos anteriores à pandemia (entre 60 e 70%).

Outros produtos e serviços aparecem também em destaque, como perfumes (28,7%), almoço em restaurante (17%), caneca e relógio (10,3%). Itens como livro (3,7%) e chocolate/bombom (8,5%) e caixa de ferramentas (6,1%), que estiveram em alta dois anos atrás, como reflexo do período de isolamento social, continuaram mostrando forte redução de intenção de compra.

Previsão de R$ 6,25 bilhões em vendas

Se manteve a tendência na diminuição das intenções de adquirir bens digitais, tais como celular, computador, notebook e tablet, respondendo por 16,1% do total. O movimento pode ser explicado pelo menor crescimento da renda, alto grau de endividamento das famílias e elevado custo do crédito.

A área de serviços, a adesão ao almoço em restaurantes (17,0%) passou a predominar sobre pedidos de delivery de refeição e cesta de café da manhã (16,2%), o que reforça a volta aos hábitos de consumo que prevaleciam durante o período anterior ao isolamento social.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) está com boas expectativas para a data comemorativa.  São previstos R$ 6,25 bilhões em vendas, com tíquete médio de compra de R$ 452 reais.

“O comércio eletrônico viu um aumento nas vendas em todas as datas comemorativas do ano, não seria diferente com o Dia dos Pais. Seguimos com a previsão de crescimento, desta vez, o evento deve movimentar quase 4% do faturamento esperado para 2023, que é de R$185.7 bilhões”, afirma Mauricio Salvador, presidente da associação.

Imagem: Shutterstock

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