Indústria de materiais de construção segue em recuperação

Compras de materiais de construção crescem 38% no primeiro trimestre de 2021

A indústria de materiais de construção registrou, em outubro, um faturamento 3,4% maior do que o registrado em setembro. O resultado representa um crescimento de 14,5% em relação a outubro de 2019. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor registra retração de 2,1% no faturamento deflacionado.

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) nesta quinta-feira. O levantamento é feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A nova edição da pesquisa também aponta os dados consolidados de setembro de 2020. No período, a indústria de materiais de construção teve faturamento 10,2% maior que o observado em setembro de 2019. O resultado revisado aponta crescimento de 11,22% do segmento de materiais básicos e 8,9% dos materiais de acabamento em relação ao mesmo período do ano anterior.

“O resultado revisado de setembro ficou acima do que havia sido estimado pelo modelo da FGV, reforçando a tendência de recuperação de resultados do setor iniciada em maio. Os resultados estimados para o mês de outubro refletem os efeitos positivos da flexibilização crescente das atividades e consequente recuperação gradual da economia brasileira, porém é necessária cautela sobre estimativas em relação à evolução do cenário econômico interno e externo para os próximos meses”, comenta Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

A associação mantém a projeção para 2020, que aponta queda de 2,8% no faturamento do setor em relação a 2019.

Imagem: Reprodução

Sair da versão mobile