Iuri Miranda do Burger King é o convidado do Programa MERCADO & CONSUMO desta semana

O Programa MERCADO & CONSUMO desta semana fala sobre o mercado de alimentação fora do lar, um setor que tem grande destaque na economia brasileira. Prova disso é que o seguimento de foodservice do país movimentou mais de 170 bilhões de reais ao ano na última década, com crescimento de 9%, mesmo em momentos de crise. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes projeta que o ramo de restaurantes deve crescer 4,5% este ano.

Para falar sobre o tema, o convidado do Papo de Loja desta edição é Iuri Miranda, presidente do Burger King Brasil. No bate-papo com Marcos Gouvêa de Souza, ele destacou as mudanças dos consumidores. Para ele, o cliente tem muito mais consciência do poder de decisão que possui, de escolher o que comprar e exigir qualidade nos produtos. “Não se trata mais do que queremos vender para o consumidor, mas do que ele quer comprar e como comprar. Entender isto é importante. O cliente quer decidir o que beber, o que comer, como pedir e receber. Ele não quer mais ser um consumidor, mas sim o consumidor”, disse o executivo.

Miranda também ressalta a importância da experiência que é oferecida: “O consumidor não quer só valor, sabor ou bom ambiente, mas sim uma experiência”. Ele trouxe um exemplo para mostrar como ela pode ser um fator chave na decisão do cliente. “Às vezes me perguntam quem é o meu concorrente. Respondo com o exemplo: se um consumidor tem apenas 20 reais no bolso, está indo para o Burger King, mas vê que tem um blockbuster no cinema e prefere assistir ao invés de comer, este é o meu concorrente. Ele decidiu que uma experiência era melhor que a outra”, explicou.

Para se manter antenado, os restaurantes também estão investindo em tecnologia. A rede Mc Donald’s instalou totens de autoatendimento, onde os consumidores fazem os pedidos e pagam, tudo diretamente nas telas. Eles têm ainda a possibilidade de personalizar seus lanches. O objetivo da ação é reduzir o número de caixas. A mesma tendência vem sendo seguida pelo Bob’s, que lançou um modelo de loja 100% digital, com totens semelhantes aos utilizados em cinemas. A companhia deseja adequar todas as unidades ao modelo até 2019.

Diversas empresas, como lojas de construção e supermercados estão dando novas funções para suas grandes lojas. Neste programa vamos trazer o exemplo do Grupo Pão de Açúcar, que está criando mini galpões dentro das lojas para agilizar a entrega de seus produtos. Alexandre van Beeck, sócio-diretor da GS&Consult, comenta este movimento.

O programa vai ao ar todos os domingos, às 19h, com reapresentação aos sábados, às 8h30, na Record News. Ele também pode ser conferido pela Record TV Internacional, em mais de 150 países dos cinco continentes.

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RECORD NEWS
Domingos, às 19h, com reapresentação aos sábados, às 8h30 da manhã.
SP, RJ 42,1, BH 27, DF 46,1, SC 06,1, 19 SKY, 78 NET, 55 e 86 VIVO, 14 CLARO e na Record News Internacional.

RECORD INTERNACIONAL
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