O Santander Brasil vai disponibilizar a partir desta semana a todos os clientes pessoas físicas uma solução de organização de finanças pessoais com base em inteligência artificial. Segundo o banco, 14 milhões de correntistas terão acesso à ferramenta através do aplicativo da instituição.
O banco afirma que a solução dará informações personalizadas aos clientes sobre seus hábitos de consumo, com base nas transações realizadas por eles. A ideia é entregar dicas sobre como melhorar a gestão do orçamento. Até agora, são 45 temas de consumo para a ferramenta, e o Santander espera chegar a 100 até o final do ano. Na fase piloto, com funcionários, foram mais de 17 milhões de dicas.
Estimativas do banco apontam que o índice de conversão das dicas é alto, de um cliente a cada dez que acessam o aplicativo. A superintendente-executiva de Negócios Digitais do Santander, Marcela Ulian, afirma em nota que a ferramenta é parte da estratégia da instituição de se tornar a maior empresa de consumo do País.
“Para chegarmos lá, uma das etapas é sermos capazes de assessorar e de impactar positivamente a vida financeira dos nossos correntistas e sempre ofertar a assessoria de forma personalizada”, diz ela. “Uma vida financeira saudável dos nossos correntistas é parte fundamental desse caminho que estamos trilhando no Santander.”
A ideia é expandir ainda mais a solução a partir de sua conexão ao open finance, com o mapeamento do comportamento dos clientes em outras plataformas. Marcela afirma ainda que, na próxima etapa, a inteligência artificial fornecerá assessoria financeira contextualizada de acordo com a jornada que o cliente está acessando no aplicativo.
Com informações de Estadão Conteúdo
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