Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
    • M&C Franchising
    • M&C Capital
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Os desafios da comunicação multicanal com o consumidor

Clientes exigem hoje ter a mesma experiência independentemente do canal de atendimento

  • de Larissa Féria
  • 5 anos atrás
Os desafios da comunicação multicanal com os clientes

A comunicação com o consumidor que migrou fortemente do físico para os canais digitais é o principal desafio das empresas na multicanilidade. “Hoje o consumidor decide onde vai se comunicar com a marca. Nesse processo de comunicação e da escuta ativa, criamos várias formas de ouvir o cliente para ele falar do jeito que quer”, diz Paulo Camargo,  CEO da Arcos Dorados, maior franquia independente da rede de restaurantes McDonald’s, na nona edição do Fórum Lide de Marketing e Varejo, realizada nesta sexta-feira (13) de forma híbrida – parte presencial, parte online.

O executivo destaca que hoje o cliente decide onde vai comprar, como vai pagar, por onde pedir e onde vai comer. “Isso aconteceu mais intensamente no pós-pandemia. [Acredito que] Quando a pandemia melhorar, a última coisa que o consumidor vai querer é ser atendido por uma máquina ou pelo celular”, diz.

Relacionamento com o consumidor

No varejo não é diferente. A Via, dona da Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com.br, a transformação digital feita há dois anos focou no relacionamento com o consumidor. “Estamos numa grande transformação. Há 2 anos, a Via era um varejista multicanal de bens duráveis, com atuação no online e nas lojas. Fizemos uma grande e acelerada transformação e hoje base do nosso negócio é o relacionamento com o consumidor: como, onde e quando ele quiser. Quem decide a jornada é o consumidor”, diz Roberto Fulcherberguer, CEO da Via.

Segundo ele, hoje o consumidor exige ter a mesma experiência independentemente do canal de atendimento. “No passado, o ecossistema Via era produto, canal e consumidor. Hoje todas as plataformas se conectam para integrar a jornada do consumidor. É inconcebível para o consumidor ter uma jornada diferente no online, no físico ou no me chama no Zap. Ele quer ter a mesma experiência em qualquer canal que está interagindo”, afirma.

Além dos canais de comunicação, essa integração se soma às plataformas de logística e de meio de pagamento para que o relacionamento ocorra não somente na hora da compra, mas no dia a dia do consumidor.

O executivo destaca que as vendas online atingem apenas 10% da população no Brasil hoje.  “Isso quer dizer os grandes centros. É ridiculamente fácil fazer logística e muito fácil fazer aprovação porque todo mundo tem um cartão de crédito. O que vai acontecer quando o online penetrar para 20% da população? Vamos nos deparar com um consumidor que tem uma logística complexa e essa plataforma”, conta.

Imagem: BigStock

  • Categories: Foodservice, Notícias, Varejo
  • Tags: alimentaçãoBrasilcanalclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceecommerceEconomiaempresasestratégiaexperiênciainovaçãolojalojasmarcasmercadoprodutostecnologiatransformaçãovarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

M&C Capital | Série Vetores do Varejo: IA acelera 400% tráfego gerado para o varejo e redefine a jornada

de Daniela Bretthauer 21 de julho de 2026

Renda do trabalho substitui crédito e redesenha o varejo: 1º M&C Forecast mapeia o que esperar do 2º semestre

de Bruna Lencioni 21 de julho de 2026

Mundo dos games ganha espaço no varejo físico com pop-up da Ubisoft em shopping de SP

de Redação 21 de julho de 2026

Governo Lula começa a ouvir setores afetados pelo tarifaço dos EUA nesta semana

de Redação 20 de julho de 2026

Passagem aérea sobe 0,3% em junho, enquanto preço do querosene avança 57,6%

de Redação 20 de julho de 2026

Nestlé investe R$ 540 milhões em fábrica de Araçatuba até 2028

de Redação 20 de julho de 2026

Justiça dos EUA suspende por 2 semanas fusão entre Paramount e Warner

de Redação 20 de julho de 2026

Getnet e Mastercard lançam Pix com biometria para pagamentos no e-commerce

de Redação 20 de julho de 2026
Voltar ao topo

Sair da versão mobile