Ótica Center lança modelo de franquia menor e mais barata

Chamado de Easy, novo modelo de negócio tem investimentos a partir de R$ 110 mil

A rede de franquias Ótica Center acaba de lançar um modelo de negócio chamado Easy, com investimentos a partir de R$ 110 mil e voltado para regiões que têm acima de 50 mil habitantes. As lojas têm área de 50 m² e necessitam de quatro a cinco funcionários. A ideia, segundo a empresa, é alcançar investidores que dispõem de um capital menor.

“Entendemos que nosso novo modelo abrirá mais oportunidade de novos franqueados que não dispõem de uma verba de investimento inicial mais alta. Será um modelo mais econômico, porém, com os mesmos serviços e qualidade de sempre”, afirma o diretor de Expansão da Ótica Center, Laerte Yoshio.

Segundo ele, o movimento de franquias mais enxutas ganhou maior adesão após a pandemia do covid-19, quando as empresas enxergaram a necessidade de criar novos formatos de negócio.

Ótica Center - Laerte Yoshio, diretor de expansão da Ótica Center

Características do modelo

O investimento inicial do modelo Easy da Ótica Center já inclui taxa de franquia, capital de giro e gastos com instalação, equipamentos e estoque inicial. O faturamento, segundo a empresa, pode chegar a R$ 180 mil, conforme o desempenho do franqueado, e lucro líquido médio mensal de 20%. O retorno do investimento é estimado em até 18 meses.

O modelo Easy não possui laboratório, o que consequentemente reduz os custos de implantação do negócio com estrutura e maquinário. Porém, caso ele seja aberto próxima a uma outra loja da rede, os custos de laboratório serão divididos entre as duas empresas.

A primeira unidade do modelo Easy da Ótica Center foi aberta recentemente no Shopping Grand Plaza, na cidade de Santo André (SP). Para 2022, a marca projeta inaugurar ainda mais seis unidades, e, para o próximo ano, 24 operações, sendo 25% delas no novo formato.

A Ótica Center ainda oferece mais dois modelos de negócio: o Turn, para quem busca trocar de bandeira no negócio, ou seja, já possui empresa estruturada e quer agregar os serviços da Ótica Center (investimento de R$ 362 mil); e o Smart, para áreas de 80 m² (investimento de R$ 462 mil).

O diretor de Expansão da Ótica Center enfatiza que para empreender nesse segmento é necessário ter visão comercial e de gestão, gostar de trabalhar com o varejo e disponibilidade parcial para dedicação ao negócio. O franqueado será responsável pela gestão geral da loja e equipe, contratação de novos colaboradores, serviços administrativos da loja e acompanhamento comercial de toda loja.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile