Atividades turísticas crescem 0,5% em setembro ante agosto, mostra IBGE

Seis dos 17 locais pesquisados avançaram, com destaque para o Rio, com elevação de 14,9%

Atividades turísticas crescem 0,5% em setembro ante agosto, mostra IBGE

As atividades turísticas cresceram 0,5% em setembro ante agosto, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Houve avanços em seis dos 17 locais pesquisados, sendo a contribuição positiva mais relevante a do Rio de Janeiro, com elevação de 14,9%, devido à realização do festival musical Rock in Rio.

O segmento de atividades turísticas opera 8,1% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia, e 0,2% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Na comparação com setembro de 2023, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 2,2% em setembro de 2024, quarto resultado positivo consecutivo, impulsionado pelo aumento na receita de restaurantes, espetáculos teatrais e musicais, agências de viagens, transporte aéreo de passageiros e serviços de reservas relacionados a hospedagens.

Plano Nacional de Turismo

Lançado no início de agosto, o Plano Nacional de Turismo, do governo federal, tem metas ambiciosas para o setor.

O documento estabelece objetivos como o aumento de 93 milhões para 150 milhões de viagens nacionais, a marca de 8,1 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil e a expectativa de US$ 8,1 bilhões em receitas geradas por estrangeiros. Também há projeção de aumentar para 3 milhões o número de postos de trabalho formais no turismo nacional.

O PNT estabelece como princípios: cooperação e regionalização, desenvolvimento e inserção produtiva de pessoas, sustentabilidade, inovação e transformação digital, além da democratização do acesso ao turismo.Alinhado ao Plano Plurianual 2024-2027, institui 20 programas e planos setoriais. As estratégias de operação serão construídas de forma participativa, no âmbito das Câmaras Temáticas do CNT, que poderão contar com convidados da sociedade civil e especialistas. Uma das ações destacadas pela pasta é o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, que dialoga com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com informações de Estadão Conteúdo (Daniela Amorim)
Imagem: Shutterstock
Sair da versão mobile