Mais de 158 milhões de consumidores americanos devem fazer compras no próximo sábado, o último antes do fim de semana de Natal, de acordo com a pesquisa anual do consumidor divulgada pela National Retail Federation (NRF) e pela Prosper Insights & Analytics.
Se confirmado, esse número representa aproximadamente 10 milhões de compradores a mais do previsto para o chamado “Super Saturday” do ano passado. É, também, o número mais alto desde que a NRF começou a fazer esse levantamento em 2016.
“Os consumidores têm feito compras em números recordes este ano, comprando itens de férias para amigos e entes queridos”, disse o presidente e CEO da NRF, Matthew Shay. “Com o Super Saturday caindo oito dias antes do Natal, os varejistas estão preparados para ajudar os compradores a fazer suas compras de última hora que tornarão esta temporada de férias memorável.”
Lojas físicas e virtuais
Dos 158,5 milhões de consumidores que vão às compras no Super Saturday, 44,1 milhões, ou 28%, planejam fazer compras apenas nas lojas; 42,2 milhões, ou 27%, planejam fazer compras apenas online; e 72,2 milhões, ou 46%, planejam fazer compras nas lojas e online.
Em linha com os últimos anos, no início de dezembro os consumidores disseram já ter concluído cerca de metade (53%) de suas compras. Eles planejam finalizar suas compras de fim de ano online (47%), em lojas de departamento (37%), em lojas de descontos (27%), em lojas de roupas e acessórios (24%) e em supermercados (19%).
Os principais presentes que comprados até agora incluem roupas (50%), brinquedos (34%), cartões-presente (28%), livros e outras mídias (26%) e alimentos ou doces (23%).
Experiência de presente
Este ano, 28% dos consumidores planejam dar uma experiência de presente, como ingressos para um show ou evento esportivo, aula de academia, serviço de spa ou aula de arte. Isso representa um aumento na comparação com o ano passado, quando essa foi a resposta de 23% das pessoas, e é índice mais alto desde que a NRF começou a fazer essa pergunta aos consumidores, em 2015.
Além disso, 70% dizem que seus planos incluem compras após 25 de dezembro. Isso está de acordo com os níveis pré-pandêmicos para compras pós-Natal.
“Espera-se um forte número de compras após o Natal, já que os compradores de fim de ano pretendem aproveitar as vendas e promoções dos varejistas”, disse o vice-presidente executivo de estratégia da Prosper, Phil Rist. “Na semana seguinte ao dia de Natal, esperamos ver os consumidores maximizarem as vendas e promoções de fim de ano, usarem cartões-presente e devolverem ou trocarem presentes indesejados.”
Novas formas de pagamento
Enquanto isso, a forma como os consumidores preferem pagar pelas compras de fim de ano está mudando. Cerca de metade (52%) dos consumidores diz que está usando pagamentos alternativos ou carteiras digitais. No ano passado, eram 44%; em 2019, 39%. A opção de pagamento mais comum é o PayPal (32%), seguido pelo Apple Pay (14%) e CashApp (12%). Cerca de três quartos (76%) das pessoas de 18 a 24 anos dizem ter usado um método de pagamento alternativo ou carteira digital até agora nesta temporada de compras natalinas.
A NRF define a temporada de festas de 1º de novembro a 31 de dezembro e prevê que as vendas no varejo crescerão entre 6% e 8% ante 2021, para algo entre US$ 942,6 bilhões e US$ 960,4 bilhões.
A pesquisa com 7.857 consumidores foi realizada de 1º a 7 de dezembro e tem margem de erro de mais ou menos 1,1 ponto percentual.
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