Itaú lidera o ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil, que somam US$ 82,8 bilhões juntas

Relatório da Kantar BrandZ 2024, com base na percepção de investidores e consumidores, foi divulgado nesta quarta-feira, 13

Itaú lidera o ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil, que somam US$ 82 bilhões juntas

Com destaque para o setor financeiro, o Banco Itaú lidera o ranking das 50 marcas mais valiosas, produzido com base na percepção dos investidores e dos consumidores e divulgado no último Relatório das Marcas Brasileiras Mais Valiosas da Kantar BrandZ de 2024. O valor delas cresceu 4% nos últimos dois anos e agora ultrapassa US$ 82,80 bilhões.

O Itaú, avaliado com valor de marca em US$ 7,4 bilhões, responde por 8,9% de todo o ranking. Onze empresas de serviços financeiros contribuem com 30% do valor total da marca, sendo o Banco do Brasil (15º no ranking, US$ 1,6 bilhão) o que mais cresceu: subiu sete posições e aumentou seu valor em 55% em dois anos.

O setor de serviços financeiros no Brasil está passando por uma enorme transformação com a chegada de fintechs que priorizam o digital, a exemplo do Nubank (5º lugar, US$ 4,6 bilhões). Como resultado, bancos tradicionais, como o Itaú e o Banco do Brasil, precisam investir em novas tecnologias e experiências dos clientes para se manterem à frente da concorrência.

“As marcas brasileiras mais fortes abrangem diversas categorias, desde vestuário e cerveja até cuidados pessoais e serviços de viagem, o que ajuda a equilibrar a classificação para garantir que ela seja menos suscetível às oscilações econômicas”, afirma Milton Souza, diretor geral da Divisão de Insights da Kantar no Brasil.

O último ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas da BrandZ mostra o quão resilientes as marcas têm sido após a disrupção e a incerteza dos últimos anos no Brasil e nos mercados globais”, diz Souza. “Com 19 marcas aumentando o seu valor este ano, temos uma retomada de crescimento similar aos tempos pré-pandemia, com as marcas investindo em novas campanhas, eventos e festivais, para garantir que se engajam com os consumidores”, complementa o diretor.

Estreias no ranking

Nove estrearam no ranking nacional em quatro categorias. A melhor delas foi da Localiza, com valor de US$ 3,1 bilhões, na 8ª posição. A locadora de veículos, com 50 anos de existência, continua a inovar em seu segmento com novos aplicativos e serviços. Nessa linha, mantém seu modelo de negócio em constante evolução e permanece relevante para os consumidores brasileiros.

Novamente, os serviços financeiros destacaram-se entre as novas marcas. SulAmérica ficou na 19ª posição ((US$ 1,2 bilhão), Rede, com a 27ª (US$ 1,0 bilhão), PagBank ocupou o 46º lugar (US$ 359 milhões) e C6 Bank ficou com a 49ª colocação (US$ 314 milhões). Duas outras novas marcas de tecnologia e serviços ao consumidor entraram no ranking pela primeira vez. São elas, a Unidas (21ª posição, US$ 1,2 bilhão) e Movida (33ª posição, US$ 752 milhões).

A marca global de chinelos Havaianas, que comercializa seus produtos em mais de 130 países, também debutou no Top 50 na 35ª posição, com um valor de marca de US$ 711 milhões. Leão (44ª, US$ 377 milhões), marca de chás com 120 anos de tradição, é a única novata em alimentos e bebidas este ano.

Sustentabilidade

Embora os brasileiros queiram ser sustentáveis, esta realidade ainda não é possível para a maioria. No entanto, os consumidores têm grandes expectativas em relação às marcas no que diz respeito ao tratamento dos trabalhadores, à inclusão e às questões ambientais.

As marcas têm a oportunidade de se conectar com os brasileiros sendo sustentáveis e garantindo que os consumidores saibam disso, mas devem evitar o greenwashing. A Natura, 12ª posição no ranking e valor de US$ 1,7 bilhão, tem a mais alta pontuação de sustentabilidade, o que garante a respeitada reputação da empresa em relação ao tema.

O que é o Kantar BrandZ

O relatório Kantar BrandZ avalia o valor da marca, quantificando a contribuição delas para o desempenho financeiro dos negócios.

As classificações anuais de avaliação de marcas globais e locais da Kantar combinam dados financeiros rigorosamente analisados com extensa pesquisa de brand equity. Desde 1998, o BrandZ compartilha esses insights com líderes empresariais, baseados em entrevistas com 4,2 milhões de consumidores, de 21 mil marcas, em 54 mercados.

Segundo a consultoria, o relatório Kantar BrandZ Top 50 Marcas Brasileiras Mais Valiosas é o ranking mais robusto disponível sobre marcas no País. A classificação de 2024 baseia-se nas opiniões de 10.800 entrevistados sobre 396 marcas em 27 categorias.

Para ser elegível ao ranking, a marca precisa atender a três critérios:

• Ter origem no Brasil e ser propriedade de empresa listada em bolsa de valores reconhecida;
• Marcas originárias do Brasil e de propriedade de empresas privadas devem ter as demonstrações financeiras disponíveis em domínio público;
• As marcas unicórnios brasileiras devem ter sua avaliação mais recente disponível publicamente.

Ranking top 10

1º Itaú: US$ 7,3 bilhões
2º Brahma: US$ 6,6 bilhões
3º Skol: US$ 5,8 bilhões
4º Claro: US$ 5,7 bilhões
5º Nubank: US$ 4,5 bilhões
6º Bradesco: US$ 4,3 bilhões
7º Vivo: US$ 3,3 bilhões
8º Localiza: US$ 3 bilhões
9º Petrobras/BR: US$ 2,6 bilhões
10º Antarctica: US$ 2,4 bilhões

Imagem: Shutterstock

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