A Melitta, multinacional alemã especializada em café e presente no Brasil há 50 anos, anunciou sua entrada no mercado de cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso. O lançamento faz parte da estratégia da marca de expandir seu alcance entre os consumidores brasileiros.
O presidente da Melitta para a América do Sul, Marcelo Del Nero Barbieri, destacou que o lançamento é parte de vários investimentos da companhia para crescer em 2018.
Segundo estudo realizado em 2017, pela Euromonitor, empresa de pesquisa estratégica para o mercado de consumo, o segmento de cápsulas registra, em média, 9% de crescimento anual.
A marca ingressará no segmento de monodose para o consumo doméstico com cinco versões de blends (Ristretto, Marcato, Staccato, Audacce e Tenuto), divididos em três diferentes grupos de perfis aromáticos: intensos, equilibrados e frutados. As cápsulas terão fabricação nacional, em uma linha de produção exclusiva na unidade da Melitta em Avaré (SP). Elas serão feitas com material especial que impede vazamento, passagem de luz, oxigênio e serão hermeticamente seladas durante o processo produtivo e, por isso, não necessitam de dupla embalagem (flow pack). “Esse processo é importante para preservar a qualidade, o aroma e o sabor marcante do café até o momento do consumo, oferecendo sempre um espresso cremoso e fresquinho ao consumidor”, disse Barbieri.
As cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso, serão comercializadas, inicialmente, nos principais pontos de venda de todo o estado de São Paulo. Até o final do ano, a distribuição também acontecerá nas demais regiões do país.
Para acompanhar o ingresso no segmento de cápsulas, a Melitta lançará também um programa de reciclagem. Por meio de uma plataforma da TerraCycle, empresa especialista em reciclabilidade, a marca incentivará o descarte correto desse resíduo. O consumidor terá apenas de fazer um cadastro gratuitamente no site da Terra Cycle e armazenar as cápsulas usadas em uma caixa. Assim que a caixa atingir a quantidade de 50 cápsulas Melitta, ele deverá entrar no site para imprimir uma etiqueta pré-paga e despachar o pacote em qualquer agência dos Correios, sem nenhum custo extra.
Além de reciclagem, a cada resíduo coletado, a TerraCycle, em parceria com a Melitta, creditará pontos que se converterão em doações a instituições escolhidas pelo cliente.
*Imagem reprodução