A Fispal Food Service, a principal feira do setor na América do Sul, que é realizada nesta semana em São Paulo, conta neste ano com um espaço inédito focado em tecnologia. O Conexões Foodtechs foi montado em parceria com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e foi um dos destaques do segundo dia do evento voltado para o setor de foodservice.
O espaço apresentou um cronograma de palestras que permitiu aos visitantes entenderem melhor a importância e o impacto da tecnologia no setor, além de conhecerem as empresas expositoras que atuam nesse segmento e oferecem soluções inteligentes para o ramo de restaurantes.
“Este ano estamos estreando o Conexões Foodtechs, para onde trazemos diversos parceiros de tecnologia para discutir transformação digital dentro no nosso setor. Desde a pandemia, esse tema tomou uma proporção enorme e agora está aqui dentro da Fispal para que esses gestores também saibam como melhorar margens, indicadores e performance dos seus negócios e do seu relacionamento com o cliente”, disse Fernando Blower, diretor-executivo da ANR.
O executivo destacou que a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes promovem o encontro de fornecedores, indústrias, donos de restaurantes e demais profissionais do setor, que vêm para entender o que está acontecendo em tendências, novidades, produtos e equipamentos. “É fundamental construirmos um cenário onde esses gestores tomem suas decisões e façam os bares e restaurantes do Brasil crescerem cada vez mais”, concluiu.
Carência de automatização
Na abertura do Conexões Foodtechs, o chef Raphael Despirite falou sobre a Suflex, empresa fundada por ele em 2019 a partir de uma carência de automatização e otimização de processos internos da cozinha, que normalmente são realizados à mão. Segundo Raphael, que está pela primeira vez na feira, a Fispal é uma “oportunidade gigante de reunir a galera da gastronomia num interesse comum, além de criar networking”.
Como transformar o atendimento em experiência e encantar clientes para vender mais foi outro tema que atraiu diversos visitantes ao espaço Conexões Foodtechs. O tema foi abordado pelo dono da solução de pesquisa de satisfação para negócios Bernardo Netto, que destacou a crescente exigência do consumidor. Bernardo reforçou que entender a jornada do cliente é extremamente importante, desde a apresentação do negócio nas redes sociais até o pós-venda.
Na área expositiva, o Grupo Alteso apresenta a New Versatile Pro, que espreme 29 laranjas por minuto e promete aumentar em 15% a produção de sucos graças à nova esteira de rotação de descarte do bagaço. De acordo com Natalia Moura, gerente comercial e de marketing, a expectativa é de que a empresa seja parceria número um da Fispal Food Service em automatização de sucos. “Estamos trazendo novidades que irão otimizar ainda mais a operação desse segmento”, completa, destacando que a New Versatile Pro vai impactar positivamente a capacidade de volume dos operadores.
Veganismo e Sebrae
O veganismo é outra tendência que se faz presente na feira. No estande da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), os visitantes têm acesso a uma consultoria gratuita sobre alimentação vegana e como inserir essa vertente culinária em seus cardápios, ampliando o número de consumidores.
De acordo com pesquisa do Ipec (2021), 32% dos brasileiros escolhem uma opção vegana quando essa é destacada pelo bar, restaurante ou hotel, por exemplo. Segundo Michelle Letran, gerente de campanhas da ONG, a Fispal Food Service propicia que a organização atinja seu público de interesse. “O evento consegue dar bastante visibilidade do negócio para o público de foodservice, além de possibilitar o networking.” Em 2013, a ONG criou o programa de certificação “Produto Vegano SVB”, que concede aos produtos de diversas categorias um selo vegano confiável e reconhecido nacionalmente.
Na Arena Sebrae, Leandro Sequelle, dono da Graja Beer, que leva o potencial da cerveja artesanal para a periferia, palestrou sobre diversidade e inclusão no mercado cervejeiro. “É importante eu estar aqui na Fispal para me conectar com produtores de outros segmentos e começar a dar um match entre a cerveja e o foodservice. A cerveja, como complemento da alimentação, é algo muito forte. Aqui conseguimos apresentar nossa iniciativa e associar essa ação de diversidade com o mercado de foodservice, ampliando o impacto.””
Imagens: Divulgação