As vendas para o Dia dos Namorados, apuradas entre 6 e 12 de junho, cresceram 4,9%, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), ante o mesmo período de 2023. O varejo presencial cresceu 4,1%. O e-commerce aumentou o faturamento em 15,5%.
O segmento de óticas e joalherias foi o que mais cresceu no período, com variação de 19,1%. Outros setores que apresentaram alta foram móveis, eletro e lojas de departamento (12,3%); cosméticos e higiene pessoal (9,6%); turismo e transporte (6,5%); supermercados e hipermercados (5%) e varejo alimentício especializado (4,3%).
De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o calendário deste ano favoreceu o resultado. “No ano passado, houve um feriado, o que geralmente leva ao fechamento de parte do comércio, bem próximo ao Dia dos Namorados. Em 2024 a situação não se repetiu, ajudando as vendas”, afirma.
Desempenho por regiões
Levando-se em conta apenas o varejo presencial, as vendas nas regiões Sul e Nordeste cresceram 5,1% e 5,0%, respectivamente. Na sequência, estão Norte (4,4%), Centro-Oeste (3,8%) e Sudeste (3,7%).
Todas as unidades federativas apresentaram crescimento. A maior variação foi do Rio Grande do Sul, com 11,4%. Em seguida, as principais altas foram Pará (6,4%), Bahia (5,3%), Rio de Janeiro (5,0%), Distrito Federal (4,9%) e Minas Gerais (4,3%).
PMEs faturam 35% mais que em 2023
Segundo a Nuvemshop, plataforma de e-commerce, as pequenas e médias empresas (PMEs) faturaram R$ 262,5 milhões, 35% a mais que o registrado no mesmo período de 2023.
Mais de um milhão de pedidos foram realizados, um total 34% superior em relação ao ano passado, sendo 80% deles via dispositivos mobile (celulares e tablet). Referente aos segmentos, moda (R$ 92,5 milhões) lidera, seguido por saúde e beleza (R$ 23,5 milhões) e acessórios (R$ 16,5 milhões). Dentre os produtos mais vendidos, estão regatas, calças jeans, óculos de sol e acessórios, com um ticket médio de R$ 251.
São Paulo (R$ 128 milhões), Minas Gerais (R$ 24,5 milhões), Rio de Janeiro (R$ 18,5 milhões), Santa Catarina (R$ 17 milhões) e Ceará (R$ 14 milhões) compõem o ranking dos cinco estados que mais se destacaram com a data. Já em relação aos meios de pagamento, o Pix está cada vez mais consolidado como opção preferida pelos compradores e foi utilizado em 46% dos pedidos, sendo a segunda vez no ano que ultrapassa o uso do cartão de crédito (44%).
Na análise foram consideradas as vendas realizadas durante as 3 semanas que antecedem a data de Dia dos Namorados de 2023 e 2024 pela base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.
De acordo com Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento de plataforma na Nuvemshop, o Dia dos Namorados está cada vez mais consolidado como uma das principais datas para o varejo online.
Imagem: Shutterstock