iFood lidera ranking de marcas mais amadas no Brasil

Também foram estudados 24 fatores de geração do vínculo com as marcas por segmento

ranking ifood

Nesta última terça-feira, 12, foi divulgado o resultado da 4º edição Net Love Score (NLS), ranking das marcas que mais conquistaram o público brasileiro. A classificação é feita pela Ecglobal, empresa do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, e pretende entender as relações entre marca e consumidor e como melhora-las.

Na edição deste ano, o iFood ficou com a primeira colocação, seguido pelo WhatsApp e Havaianas. O top 10 ainda é completado por, respectivamente, Coca-Cola, OMO, Netflix, YouTube, Nestlé, Kibom e Samsung.

Em comparação com edições realizadas a anos anteriores, que tiveram empresas como Nubank e Uber, o estudo mostrou que houve impacto de fatores como concorrência, questões sociais e econômicas que impactaram o ranking. Os dados também mostram a estabilidade de companhia como a Coca-Cola, Samsung e WhatsApp, que estiveram presentas nos últimos três anos no top 10 do NLS.

“O resultado apontou nesse ano equilíbrio na presença dos setores de consumo e tecnologia entre os entrevistados e uma aproximação com um maior número de marcas de diversas categorias, com uma queda nos índices de lealdade levantado pelo estudo”, destacou Alan Liberman, CGO e Co-CEO da Ecglobal.

Além disso, também foram estudados 24 fatores de geração do vínculo com as marcas por segmento com diversas questões sobre atendimento de necessidade dos consumidores. Entre elas estão pautas relacionadas ao impacto social e ambiental, alinhamento e presença na vida do entrevistado. “O objetivo é entregar aos nossos clientes cada vez mais informações para as tomadas de decisão”, explicou Adriana Rocha, CEO da Ecglobal, sobre os objetivos do estudo.

Metodologia

O ranking NLS usa uma métrica própria que tem como base critérios como intensidade, preferencia, fidelidade e amplitude para obter índices que podem variar entre -100 e 200 pontos sendo responsáveis por definir a colocação das marcas tanto por categoria, como na mensuração global.

OS 4.170 participantes eram de diferentes classes sociais, faixa etário, gênero e regiçoes, e responderam questões relacionadas a 30 categorias dividas em oito segmentos. Os segmentos eram os seguintes: Eletrônicos e eletrodomésticos, FMCG (bens de consumo rápido), fashion e beleza, transporte, varejo, serviços e nova economia.

Imagem: Shutterstock

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