A Seara anunciou que lançará mais de 140 novos produtos globalmente até dezembro, sendo 60 deles destinados ao mercado brasileiro. Essas inovações são resultado do Hub de Inovação Seara, criado há cinco anos para identificar e antecipar tendências de consumo a partir de dados sobre o comportamento dos consumidores.
Desde a criação do Hub, a empresa já lançou 700 produtos globalmente, com uma média de 150 inovações por ano. Antes de serem disponibilizados no mercado, os novos produtos passam por testes em minifábricas e pela Academia Seara, onde são realizadas análises sensoriais e estudos de shelf life, que determinam o tempo que um produto mantém suas características desejáveis. Essas minifábricas simulam o processo produtivo em escala reduzida, permitindo ajustes antes do lançamento final. Na Academia, especialistas avaliam o sabor, textura, aroma e aparência dos produtos para garantir a qualidade.
“A Seara conta com muita tecnologia embarcada nas seis plantas piloto e no laboratório exclusivo para embalagens. A partir dessa estrutura já foram feitos diversos projetos para explorar novos olhares para as necessidades dos consumidores, implementar a cultura de inovação e definir soluções inéditas”, conta Luciara Rech Peil, diretora executiva de Inovação e P&D da Seara.
Uma das recentes inovações do Hub é a linha de Panelinhas Seara, composta por sete produtos com receitas caseiras, embalados em panelas colecionáveis que podem ser aquecidas no micro-ondas. O desenvolvimento desta linha levou em conta as mudanças no comportamento do consumidor, além de criatividade e tendências de mercado.
Grande parte das inovações da Seara se concentra em produtos de valor agregado, antecipando necessidades detectadas pelo Hub. Exemplos incluem a transformação do mercado de empanados com um novo portfólio de produtos em 2022 e o lançamento do Levíssimo em 2021, uma combinação de presunto com a leveza do peito de peru.
Imagem: Divulgação