Matthew Shay: “Vamos ver muito mais ênfase no valor e no preço”

O presidente e fundador da NRF falou no 2º dia de Latam Retail Show

Matthew Shay

Mesmo com a alta inflação, as vendas no varejo norte-americano seguem crescendo, como apontou Matthew Shay, presidente e fundador da National Retail Federation (NRF), associação de comércio varejista dos Estados Unidos. 

“Para esse ano, estamos seguindo conforme a previsão de crescer entre 6% e 8% ante 2021″, disse Shay durante palestra no Latam Retail Show, que começou nesta terça-feira (13) e vai até quinta (15) no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e fará uma cobertura especial em tempo real do evento, a partir de um estúdio montado na área de exposições. 

A pandemia e os impactos que o período teve no varejo, também foram assuntos tratados por Matthew Shay. Ele citou os grandes crescimentos que o setor teve em 2020 e 2021, ante os anos anteriores. “Consumidores durante a pandemia passaram muito mais tempo gastando com o varejo, e isso trouxe diversos novos comportamentos de consumo”, falou o executivo. 

Uma das principais mudanças e que, segundo Matthew Shay, vai se manter é a conveniência e praticidade que são oferecidos pelo varejo. Apesar dos avanços em diversas áreas, o presidente da NRF alertou quanto a cadeia de suprimentos que segue pressionada e continua sofrendo no país.

O empresário ainda reforçou alguns pontos sobre a situação inflacionário nos Estados Unidos, principalmente sobre o hábito de compras das famílias com renda de até 50 mil dólares por ano. “Três quartos dos consumidores de baixa renda estão usando suas poupanças ou crédito adicional para poderem pagar suas contas mensais. Esse é um sinal de alerta para todos nós”, destacou. 

Shay também abordou a questão do mercado de trabalho norte-americano, que tem sofrido para preencher as milhões de vagas abertas. Segundo o empresário, atualmente são 11 milhões de postos de trabalho vagos, mas apenas 5 milhões de desempregados relatados. “Existem lugares no país com múltiplas vagas de trabalho, mas não temos como preenche-las. E é nesse momento que os salários começam a subir e há uma inflação salarial muito grande, e não esperávamos isso”, finalizou. 

 Imagem: Marcelo Audinino

Sair da versão mobile