Reclame Aqui premia as empresas mais eficientes no relacionamento com o consumidor

Está foi a 12ª edição da premiação e, neste ano, contou com mais de mil indicados em todas as categorias

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6 de dezembro de 2021 Premio Reclame Aqui 2021 Fotos Tatiana Ferro

De olho no atendimento ao consumidor brasileiro, o prêmio Reclame Aqui 2022 reconheceu as 165 empresas que promovem atendimento de qualidade aos clientes. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira, 12, em São Paulo, e também contou com a entrega de prêmios especiais. A premiação destacou profissionais e empresas que valorizam o relacionamento com o cliente.  

“Todos somos consumidores e todos queremos ser bem atendidos. Mas também somos empreendedores, colaboradores, executivos. Sabemos de nossos desafios. Ter uma empresa centrada no cliente também é fazer um mundo melhor”, destacou Edu Neves, CEO do Reclame Aqui. 

Está foi a 12ª edição da premiação e, neste ano, contou com mais de mil indicados em todas as categorias. A cada ano, dezenas de empresas com as operações e atendimentos mais eficientes e com boas reputações são premiadas. A votação é feita pelos próprios consumidores e nesta edição recebeu mais de 17,5 milhões de votos, quebrando o recorde registrado. 

Além disso, a edição deste ano apresentou novidades, duas delas na fase de inscrição. A primeira foi o desafio das empresas na manutenção da boa reputação durante todo o ano. Já a segunda, foi a multicategorização, o que permitia as empresas se candidatarem a uma segunda categoria que considerassem pertencer. 

Premiação 

No principal prêmio da noite, que elege a empresa que somou mais pontos durante toda a campanha, a vencedora foi a Caloi, fabricante de bicicletas. Na segunda colocação ficou a Honda Motors e em terceiro a Americanas loja física. 

Na avaliação de empresas do e-commerce, as companhias foram divididas em oito sub-categorias. As vencedoras foram as seguintes: Americanas lojas online (Categoria Grandes Operações); Submarino (médias operações); Mercafé (Nichado); Philips Brasil lojas online (pequenas operações); Estante Virtual (livros); Shopfácil (marketplace); Amazon (marketplace – grandes operações); Frigelar (refrigeração). 

O varejo também foi avaliado em três sub-categorias. Na categoria brinquedos, a Ri Happy foi a empresa vencedora. Já na rede de varejo, a Fast Shop foi eleita pelo público como ganhadora. Na avaliação de rede de varejo de grande porte, as lojas físicas da Americanas ganharam a categoria. 

Já entre os prêmios especiais, a TIM Celular foi eleita a empresa que mais evoluiu seus indicadores de reputação em 2022. Juntamente a esse destaque, a marca também recebeu o reconhecimento por ser a equipe campeã de atendimento. Na categoria contact center a Atento foi a empresa que registrou a melhor reputação. Por fim, Alan Ermel, CEO da Petite Jolie, foi eleito o CEO que demonstrou maior engajamento com a equipe de atendimento. 

Para conferir os vencedores de outras categorias, clique aqui. 

 Responsabilidade Social 

O prêmio Reclame Aqui também adotou o papel de desenvolver uma ação de responsabilidade social.  Há nove anos a premiação promove e incentiva doações ao Núcleo Assistencial Brasilândia (NAB), ONG que acolhe 120 crianças com necessidades especiais físicas e neurológicas. Desde o começo da votação, a meta era atingir 14 milhões de votos e destinar R$ 150 mil em mão de obra, equipamentos e material de construção para a reforma da seda da instituição. O objetivo foi atingido e, após a reforma, a ONG poderá atender mais crianças que precisam de cuidados especiais. 

 Imagem: Reprodução 

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