O desafio do varejo mobile

Utilizar os dispositivos móveis como uma ponte entre o mundo digital e as lojas físicas foi um dos temas mais discutidos no NRF 2015.

O painel “The Mobile Shift: Using Mobile Moments to Influence and Drive Commerce”, apresentado por Julie Ask, Vice Presidente da Forrester Research, teve como tema central os desafios do varejo em tratar a experiência mobile diferente da experiência do PC.

Segundo a pesquisa da Forrester, 62% dos varejistas tem o site mobile como uma adaptação do computador.  Porém, os usuários estão em todos os lugares: redes sociais, aplicativos, sites, etc e tudo isso é mobile e está nas mãos do consumidor.

Entretanto, 65% das empresas não tem uma estratégia de relacionamento e comunicação com o consumidor.

Segundo Fábio Sayeg, CEO da WROI, “essa falta de interação está prejudicando os negócios e a falta de estratégia e cultura das empresas são os responsáveis por isso”, explica Fábio.

O mobile criou o conceito de “the expectation that i can get what i want” e o desafio para os varejistas é: sua empresa está pronta para atender essa demanda e expectativa? Pois, isso muda toda a forma de relacionar e engajar com o consumidor.

A experiência do mobile contra o PC é o “empoderamento” instantâneo que o usuário tem na mão. Sendo que 1 de 4 consumidores tem a expectativa que a experiência dele no mobile seja única e pessoal baseada na regionalização e personalização.

O mercado brasileiro

Segundo Fábio, o mercado brasileiro ainda encara o mobile e tecnologia como custos e não como um investimento necessário para ganhar o jogo e o consumidor.

“O mercado brasileiro está pronto e carente de empresas que tratem o cliente e deem experiências positivas em todos os momentos do consumo. Na busca por um produto, na resolução de um problema ou uma dúvida e principalmente no engajamento e relacionamento pós-venda”, afirma Fábio.

*Colaborou Fábio Sayeg, CEO da WROI, direto de Nova Iorque.

 

A GS&MD ainda realizará o Pós-NRF Big – evento que reune as principais tendências apresentadas durante o NRF Retail´s Big Show 2015, em três diferentes cidades. Confira abaixo as datas para cada um deles:

03 de fevereiro – Rio de Janeiro

05 de fevereiro – São Paulo

10 de fevereiro – Recife

Informações: http://goo.gl/lL0kIQ

 

Sair da versão mobile