Aprender com os erros: o segredo da expansão de 2 para 800 lojas da Dick’s Sporting Goods

Visionário do ano, Edward W. Stack contou na NRF 2024 como a rede

Dick Stack, de 18 anos, tinha apenas US$ 300 no bolso quando abriu sua primeira loja de iscas e equipamentos de pescas, em 1948, no norte do estado de Nova York. Foram quase duas décadas até abrir a segunda unidade. Hoje liderada por Edward W. Stack, filho de Stack, a Dick’s Sporting Goods expandiu suas ofertas e conta com 800 lojas espalhadas pelo país.

Edward começou a trabalhar com o pai ainda na adolescência, aos 13 anos de idade. “O meu pai queria me ensinar a ter responsabilidade. Eu odiava. Tinha que trabalhar nas férias. Não queria fazer parte dos negócios da família”, contou,  durante o segundo dia da NRF 2024, em conversa com Matthew Shay, presidente e CEO da NRF.

Durante essa jornada, foi preciso ajustar a rota algumas vezes. Em 1987, a empresa quase chegou à falência. Em 1995, em uma expansão acelerada, foi preciso voltar atrás. “Expandimos rápido demais, tomamos decisões tolas e descobrimos que não tínhamos solidez para expandir. E aprendemos com os nossos tropeços”, lembra.

Edward conta que uma das principais lições aprendidas nesse caminho foi ter humildade de reconhecer, corrigir e aprender com os erros cometidos. “É muito importante parar. Não tente insistir.  Mudamos o rumo da empresa várias vezes. Nossa equipe tem a humildade suficiente para isso.”

E essa maturidade da equipe é outro segredo para a expansão da rede. “Para expandir dessa forma é preciso de gente boa. Temos gente muito boa que trabalhou na empresa anos a fio. Temos uma boa liderança, com espírito de equipe”, afirma.

Preocupação social

A questão social é uma preocupação forte da rede. Desde 2019, o Programa Sports Matter, da Dick’s Foundation, ajudou um milhão de crianças a praticar esportes.

“Os treinadores têm um impacto de manter os alunos na escola. A desigualdade é um problema sério e acho que a causa raiz é a desigualdade educacional. Parte do que fazemos na nossa empresa está voltado para os jovens. Estamos muito envolvidos no aspecto educacional”, diz.

Outra bandeira erguida por Edward foi a decisão de que empresa não venderia mais armas de fogo para menores de 21 anos, após descobrir que a Dick’s havia vendido uma espingarda ao atirador de Parkland, que deixou 17 mortos em uma escola, na Flórida, em 2018.

“Ouvimos aquelas crianças que sobreviveram. Ouvimos os pais das crianças que morreram. E entendemos que o sistema estava absolutamente quebrado. Precisávamos nos levantar e dizer alguma coisa. Sabíamos que essa decisão teria impacto e demos o primeiro passo para provocar uma mudança”, conta.

Imagem: Mercado&Consumo

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