A rede Pit Stop Skol (Alimentação), que possui atualmente 1.866 unidades em funcionamento do Brasil, é a maior microfranquia do País, segundo ranking elaborado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Este é o primeiro ano que a ABF cria uma lista com as dez maiores microfranquias, cuja procura tem aumentado.
A rede Kumon (Serviços Educacionais) aparece na segunda posição, com 1.585 operações. Já a Acqio (Serviços e Outros Negócios) é a terceira colocada, com 1.036 unidades. Assim, representantes de três diferentes segmentos encabeçam a lista.
Na lista das maiores microfranquias no franchising brasileiro, a Touti (Saúde, Beleza e Bem-Estar) apresentou a maior variação em número de unidades, com crescimento de 100%. Franquia de venda de cosméticos a partir de R$ 12 mil de investimento inicial, a marca fechou contrato com a Rede Assaí para abertura de unidades em seus mercados.
A rede Maria Brasileira alcançou a segunda maior variação do ranking. O segmento de Limpeza e Conservação, ao qual pertence a franquia, explorou um novo nicho na pandemia com a realização de desinfecções em estabelecimentos comerciais e residências.
“É interessante notar a variedade de tipos de negócio dentro do ranking das microfranquias. Temos venda de bebidas, educação, limpeza, meios de pagamento, lavanderia, venda de bijuterias e corretora de seguros, mostrando a versatilidade do modelo. Isso é muito importante pois as microfranquias podem ser uma alternativa de ocupação de renda para muitos desempregados, o que já vem ocorrendo”, comenta o presidente da ABF, André Friedheim.
Confira, a seguir, a lista das 10 maiores microfranquias no franchising brasileiro, de acordo com o ranking elaborado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) pela primeira vez.
- 1º Pit Stop Skol
- 2º Kumon
- 3º Acqio
- 4º Ceopag
- 5º Ceofood
- 6º Maria Brasileira
- 7º Touti
- 8º Lava e Leva Lavanderia
- 9º Solarprime
- 10º É Seguro Corretora
Imagem: Divulgação