Nos EUA, bilionário Frank McCourt planeja oferta para comprar operações TikTok

McCourt é do setor imobiliário e ex-proprietário do time de beisebol Los Angeles Dodgers

Nos EUA, bilionário Frank McCourt planeja oferta para comprar operações TikTok

O bilionário Frank McCourt está organizando uma oferta para adquirir os negócios do TikTok nos Estados Unidos. O empresário do setor imobiliário e ex-proprietário do time de beisebol Los Angeles Dodgers anunciou nesta quarta-feira que sua iniciativa, o Project Liberty, está formando um consórcio para realizar a compra.

O grupo incluirá empresas como o banco de investimentos da Guggenheim Partners, Guggenheim Securities, e o escritório de advocacia Kirkland & Ellis. A movimentação ocorre após o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, ter dito, em março, que estava organizando outro consórcio para tentar adquirir o TikTok.

Em abril, o presidente norte-americano, Joe Biden, aprovou uma lei que ameaça banir o TikTok nos EUA, a menos que ela se desvincule de sua proprietária chinesa, a ByteDance. Em resposta, a plataforma entrou com uma ação federal questionando a constitucionalidade da lei.

Pequim sinalizou que não aprovará uma venda forçada do TikTok, de acordo com o Wall Street Journal.

O valor das operações da plataforma nos EUA varia entre US$ 20 bilhões e US$ 100 bilhões, estimou o Journal.

ByteDance diz que não venderá TikTok

A chinesa ByteDance afirmou que não venderá as operações do TikTok nos Estados Unidos, um dia depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou uma legislação que poderia forçar a empresa a vender a plataforma de compartilhamento de vídeos ou interromper suas operações.

Na quinta-feira, a ByteDance publicou no Toutiao, uma plataforma de mídia de sua propriedade, que os relatos de que ela está explorando a venda “são falsos”.

A empresa estava respondendo a uma reportagem do The Information, que alegava que a ByteDance estava considerando vender uma participação majoritária do TikTok nos EUA sem o algoritmo de recomendação de vídeos para os usuários.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile