Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Comércio eletrônico apresenta crescimento de 10,2% na semana do Dia das Crianças

Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • de Redação
  • 7 meses atrás
Comércio eletrônico tem crescimento de 10,2% na semana do Dia das Crianças

O faturamento do comércio eletrônico na semana do Dia das Crianças cresceu 10,2%, de acordo com dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento destaca que o crescimento é quase o dobro do registrado no ano passado, de 5,5%.

Por outro lado, as vendas no varejo físico apresentaram uma queda de 2,2%, enquanto no varejo em geral a retração foi de 0,9%. Para a análise, foram considerados os dias de 6 a 12 de outubro, em comparação com o mesmo período de 2023.

Entre as categorias de presentes, o maior crescimento foi em Livrarias e Papelarias, com alta de 8,9%. Outro segmento bastante popular relacionado ao Dia das Crianças, o de Brinquedos, teve alta de 6,1%. Em Recreação e Lazer, o aumento foi de 5,1%, e em Turismo e Transporte, de 2,6%.

“Diferente do ano passado, quando apresentaram retração de 4,7%, as vendas relacionadas a brinquedos corresponderam às expectativas. Por outro lado, o segmento de Vestuário e Artigos Esportivos, também identificado com a data, registrou queda pelo segundo ano consecutivo. […] Já o e-commerce foi ajudado principalmente pelo desempenho dos setores de Turismo e Transporte e Drogarias e Farmácias”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. 

O setor de bares e restaurantes foi o que apresentou a maior queda durante a semana do feriado, com retração de 10,1%, enquanto o setor de vestuário registrou uma queda de 5,1%.

Desempenho por região

Considerando apenas o varejo presencial, o estado do Pará foi a unidade federativa com o melhor resultado em relação ao ano passado: 5,5%. Em seguida, aparecem Santa Catarina (+2,8%), Distrito Federal (+2,5%) e Rio de Janeiro (+1,2%).

Entre os resultados negativos, o Amazonas teve a maior queda, com 10,2%. Em seguida, estão Bahia (-6,5%), Goiás (-4,6%) e São Paulo (-4,3%).

Ainda considerando as vendas presenciais, as duas regiões que registraram crescimento foram Norte (+1,4%) e Sul (+0,6%). Nordeste (-3,4%), Centro-Oeste (-3,3%) e Sudeste (-2,9%) apresentaram retração em relação ao ano passado.

Atividade do comércio

As vendas no varejo físico tiveram um desempenho positivo durante a semana do Dia das Crianças, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. O crescimento registrado foi de 0,3% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023.

O levantamento também destaca que as vendas no varejo físico em São Paulo registraram recuo. Durante a semana do feriado a queda apresentada foi de 0,1% e, no final de semana de 3,3%, no comparativo com o ano anterior.

“A última data sazonal foi a do Dia dos Pais, que indicou uma queda de 1,8% nas compras do varejo físico brasileiro. O crescimento do Dia das Crianças indica uma leve recuperação, refletindo um aumento na confiança do consumidor e uma resposta positiva às promoções sazonais”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: Brasilcomérciocomércio eletrônicocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodia das criançasdigitale-commerceecommerceEconomiaempresasestratégiaFaturamentolojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciosomnichannelonlinepresentesprodutosserviçosvarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

de Redação 19 de maio de 2025

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

de Redação 19 de maio de 2025

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

de Redação 19 de maio de 2025

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile