Com o crescimento do online e a queda da frequência nas lojas físicas, empresas de todo o mundo vem buscando formas para atrair o consumidor para os espaços físicos, principalmente por meio da criação de experiências incríveis e únicas, que façam os clientes em potencial terem vontade de sair de casa. É exatamente isso que a Showfields, “a loja mais interessante do mundo que combina varejo, entretenimento e teatro”, faz.
Kate Hunt, co-fundadora da Showfields, realizou uma apresentação no Retail Executive Summit, evento realizado pela GS&MD em Nova York para complementar os aprendizados do NRF Retail’s Big Show. Vale ressaltar que este é o único encontro brasileiro a integrar a agenda oficial do NRF Retail Week.
A executiva contou um pouco da história da criação deste espaço totalmente inovador para o varejo. “São 14 mil pés quadrados, quatro histórias e todo mundo, incluindo o nosso conselho, pensava que nós éramos loucos por fazer isso, eles ficavam nos dizendo ‘como vocês vão atrair pessoas para o terceiro e quarto andar? Como vocês vão fazer isso?’ Nós tivemos mais pessoas na loja durante a semana passada do que durante o Natal”, disse Kate.
De acordo com a co-fundadora da loja, “nós a chamamos de a loja mais interessante do mundo não porque nós somos interessantes, na verdade, é porque aquilo que nós construímos digitalmente e fisicamente é uma plataforma para as marcas mais interessantes, artistas, chefs, instrutores de yoga, todos que estão fazendo alguma coisa, é um lar para essas pessoas”, explicou.
Kate disse que a principio achava que tudo seria fácil, mas que percebeu que estava enganada. “Há dez anos, nós sabíamos que todos precisavam criar um site e então, nós soubemos que todos precisavam abrir um e-commerce. A tendência agora é que todo mundo sabe que precisa abrir uma loja física”, resumiu a executiva, que destacou ainda que a separação entre o varejo físico tradicional, o e-commerce e o consumidor não existem mais.
A Showfields possui um conceito dividido em duas partes. O “show” se refere à parte de entretenimento, com arte e experiências, ocupando mais de 50% do espaço da loja. Já o “fields” são os espaços para as marcas fazerem testes, exporem seus produtos e terem contato com o consumidor, são espaços pop-up, projetados pela equipe da Showfields, mas com os produtos e as histórias das marcas. O espaço é organizado em ciclos, que mudam periodicamente, trazendo experiências e lojas novas.
Com informações da NRF
* Imagem reprodução