Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Após três meses em queda, consumo em restaurantes avança em dezembro

Pesquisa da Fipe, em parceria com a Alelo, aponta para uma possível recuperação do setor

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Após três meses em queda, consumo em bares e restaurantes avança em dezembro

Após três meses de indicadores negativos, o consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias registrou um avanço de 5,6% no faturamento em dezembro, em comparação com o mesmo mês de 2020.

Segundo o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo, houve aumento de 12,4% na quantidade de vendas e de 3,8% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação no mês de dezembro.

Segundo os pesquisadores da Fipe, os números apresentados podem sinalizar uma reversão do padrão negativo observado nos últimos meses, refletindo o contraste crescente em aspectos econômicos (restrições foram levantadas) e sanitários (vacinação e controle da pandemia).

“Depois de três meses de indicadores negativos, os restaurantes vivenciaram em dezembro um mês positivo em faturamento, quantidade de vendas e número de estabelecimentos que realizaram transações, o que aponta para uma possível recuperação do setor”, afirma Cesario Nakamura, presidente da Alelo.

Apesar da recuperação, os índices ainda estão abaixo ao observados ao período pré-pandemia, em 2019: -25% no faturamento, -38,8% na quantidade de vendas e -6,3% no número de estabelecimentos que realizou transações.

Supermercados registram alta

Já o Índice de Consumo em Supermercados (ICS), que acompanha as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, registrou um avanço de 14% na quantidade de vendas e de 16,7% no número de estabelecimentos que realizou pelo menos uma transação.

Se comparado ao período pré-pandemia, os supermercados registraram aumento de 1,5% no faturamento e 2,8% no número de estabelecimentos que registrou ao menos uma transação, enquanto houve queda de 7,5% na quantidade de vendas.

Imagem: ShutterStock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilclienteClientescomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentocriseDeliveryEconomiaempresasfoodservicelojalojasmarcasnegóciospandemiaprodutosrestaurantesserviçossupermercadosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

de Redação 9 de maio de 2025

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

de Redação 9 de maio de 2025

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

de Redação 9 de maio de 2025

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

de Redação 9 de maio de 2025

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

de Redação 9 de maio de 2025

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

de Redação 9 de maio de 2025

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

de Redação 9 de maio de 2025

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

de Larissa Féria 9 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile