Janet Yellen dirá a Senado dos EUA que sistema bancário ‘segue sólido’

No fim de semana, o governo agiu para proteger os clientes de dois bancos que quebraram

Yellen

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, dirá a senadores nesta quinta-feira, 16, que o sistema bancário do país continua a ser sólido e que os americanos podem estar confiantes sobre seus depósitos. No fim de semana, o governo agiu para proteger os clientes de dois bancos que quebraram.

“Eu posso garantir aos membros do comitê que nosso sistema bancário segue sólido, e que os americanos podem ter confiança de que seus depósitos estarão lá quando precisarem deles”, afirmará Yellen, segundo declaração preparada para ser lida mais tarde no Comitê de Finanças do Senado.

O Tesouro, a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC, na sigla em inglês) e o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anunciaram no domingo garantias para os depositantes do Silicon Valley Bank e também do New York Signature Bank.

Yellen deve falar sobre a proposta orçamentária do governo Joe Biden para 2024.

Teto de dívidas

Com a divisão no Congresso dos Estados Unidos sobre o aumento do teto da dívida do país, o debate sobre o tema só deve ter um desfecho após o Tesouro esgotar suas medidas extraordinárias, o que é esperado para ocorrer entre a metade de julho e o início de agosto.

Mais do que uma crise fiscal, o que preocupa Wall Street é o pano de fundo do imbróglio: a redução do balanço de ativos do Federal Reserve, como parte do processo de aperto monetário em curso no país, que poderia respingar no sistema bancário. Há ainda os eventuais impactos econômicos, em meio à incógnita de uma recessão à vista.

Yellen disse que o espaço para manobras se esgota em junho ou imediatamente depois e tem alertado para os riscos caso nada seja feito. Segundo ela, um calote nas dívidas pode levar a maior economia do mundo a “uma catástrofe”.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile