Como o retail media pode ser estratégico ao varejo?

Durante o WebSummit Rio, a edição brasileira de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, as discussões permearam sobre as principais tendências que estão mudando o jogo no varejo. Um dos assuntos mais comentados está relacionado à terceira onda da publicidade digital: o retail media, na qual os varejistas monetizam tráfego e dados.

O retail media refere-se à prática de monetizar os ativos de mídia de um varejista, como sites, aplicativos, newsletters e espaços físicos, por meio de publicidade e parcerias com marcas. Em outras palavras, os varejistas estão transformando suas plataformas de vendas (online e offline) em canais de publicidade, permitindo que outras marcas promovam seus produtos e serviços diretamente aos consumidores.

Existem várias maneiras pelas quais o retail media pode ser estratégico ao varejo. Veja a seguir:

Sendo assim, segundo dados apontados ainda no WebSummit Rio, os investimentos em mídia de varejo estão em plena ascensão e podem chegar a U$ 60 bilhões em 2024, uma vez que estão se aproximando dos realizados em pesquisa e anúncios nas plataformas de redes sociais. Isso acontece porque, para a indústria, uma abordagem do retail media mais barata envolve explorar opções que ofereçam um bom retorno sobre o investimento sem exigir grandes gastos.

Por fim, vale lembrar que o retail media deve ser implementado com cautela, levando em consideração a experiência do cliente e a relevância dos anúncios. Os varejistas precisam equilibrar a monetização de seus ativos de mídia com a necessidade de oferecer uma experiência positiva aos consumidores. Quando bem executado, ele pode se tornar uma estratégia lucrativa que beneficia tanto os varejistas quanto as marcas anunciantes.

Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile