A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês) do Reino Unido terminou a avaliação para a aquisição da iRobot Corporation pela Amazon, um negócio anunciado em agosto de 2022 pelo valor de US$ 1,7 bilhões. Em comunicado, o órgão regulador diz que concluiu que o acordo não levaria a problemas de concorrência no Reino Unido.
“A posição de mercado da iRobot no fornecimento de robôs aspiradores no Reino Unido é modesta e que já enfrenta vários rivais importantes. Com base nisso, a CMA considerou que a perda de concorrência potencial da Amazon não teria um impacto substancial nos resultados do mercado”, afirmou o órgão.
E avaliou a CMA: “Embora a Amazon pudesse usar sua posição como grande varejista para colocar em desvantagem fabricantes rivais de aspiradores de pó, não teria incentivo para fazê-lo. Isso ocorre porque os benefícios de tal estratégia seriam limitados, dado que o mercado do Reino Unido para aspiradores de pó robô é pequeno.”
Investigação
Em 6 de abril, o órgão regulador de concorrência do Reino Unido disse que estava avaliando se a proposta de compra da iRobot Corp. pela Amazon, avaliada em US$ 1,7 bilhão, poderá prejudicar concorrentes de forma significativa e solicitou comentários sobre o assunto.
Em comunicado, o regulador britânico disse que o convite para comentários será a fase inicial de um processo de coleta de informações, antes que uma investigação formal seja lançada.
Em setembro do ano passado, a iRobot – fabricante do aspirador de pó robô Roomba – disse que a agência federal de comércio dos EUA (FTC, pela sigla em inglês) havia formalmente solicitado documentos de ambas as empresas que expliquem o propósito e justificativa do acordo.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock