Abrasel e Ancat promovem campanha de reconhecimento aos catadores

Com diferentes fases, campanha destaca a integração e cooperação entre os catadores e os estabelecimentos de bares e restaurantes

Com o objetivo de promover visibilidade e respeito aos catadores de materiais recicláveis, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), criou o projeto “De mãos dadas com catadores” para destacar esses profissionais como peças importantes para o funcionamento de bares e restaurantes.

A campanha possui diferentes fases, que destacam a integração e cooperação entre os catadores e os estabelecimentos de bares e restaurantes. Sob o lema “Quem realiza um trabalho que encanta não pode ser invisível”, a primeira etapa tem como foco principal proporcionar maior visibilidade para esses profissionais.

O objetivo da segunda fase do projeto é conscientizar a população sobre como pequenas ações devem ser o ponto central do relacionamento com esses trabalhadores. Gestos simples, como dar bom-dia, perguntar o nome e até oferecer um copo d’água são alguns exemplos.

A terceira fase, denominada “Você consumiu, ele passou e a vida se renovou”, tem foco na integração dos profissionais na cadeia produtiva.

“Estamos confiantes de que esta campanha em parceria com a Abrasel promoverá a visibilidade dos catadores e catadoras, especialmente com o setor de bares e restaurantes”, destaca o catador e presidente da Ancat, Roberto Rocha.

Grandes empresas parceiras da Abrasel já manifestaram seu apoio à campanha. Peças e materiais para divulgação foram disponibilizados no site da organização, para que todas as pessoas, empresas ou organizações interessadas possam apoiar e promover a iniciativa.

Trabalho essencial

No Brasil, existem cerca de 800 mil catadores, que percorrem diariamente milhares de bares e restaurantes em todo o País para coletar recicláveis.

“Catadores têm um papel importante para o nosso futuro, atuam de forma decisiva para fechar o ciclo dos materiais e tornar a cadeia produtiva mais sustentável”, destaca Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Abrasel e Ancat promovem campanha de reconhecimento aos catadores
Carina dos Santos, catadora há 29 anos, e Getúlio Andrade, catador há 28 anos, são os protagonistas da campanha

Getulio Andrade, residente em Belo Horizonte e catador há 28 anos, é um dos rostos que encabeçam a campanha. Ele comenta que ser bem recebido em um estabelecimento faz toda a diferença no dia a dia do trabalhador.

“Chegar para recolher um material e a pessoa te oferecer uma água, perguntar se você está precisando de alguma coisa, motiva a gente a cada vez mais a estar imbuído nessa causa”, ressalta.

 

 

Com informações de Varejo com Causa.
Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile