Design Thinking: a inovação em favor da experiência do cliente

Por Rodrigo Anunciato*

Certamente você já ouviu falar em Design Thinking, mas será que você sabe realmente o que este termo significa?

Na íntegra, Design Thinking significa “Pensamento de Design” e tem a ver diretamente com inovação.

Um profissional de design enxerga o mundo ao seu redor de maneira holística, observando aspectos cognitivos, emocionais e estéticos que podem gerar valor ou influenciar positivamente as experiências humanas.

A IDEO, empresa americana de Palo Alto na Califórnia, região conhecida como Vale do Silício por abrigar uma parcela significativa das empresas de tecnologia mais expressivas do mundo, foi uma das grandes responsáveis pela popularização do termo no mundo corporativo através de seu CEO, Tim Brown.

Na visão de Brown, autor do livro publicado em português com o título “Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias”, todos deveriam pensar como designers, ainda que não sejam da área, para conquistar um nível de inovação radical nas empresas e na vida.

Porém, desenvolver grandes ideias que sejam capazes de geram um alto impacto não é uma tarefa nada fácil.

Sendo assim, o melhor caminho é buscar soluções de forma colaborativa, pois sabe-se que os principais ativos das empresas envolvem o capital humano e seu nível de conhecimento.

Steve Jobs disse em 1995 para a BusinessWeek: “Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até você mostrar para elas”.

Mas o que é Design Thinking afinal?

Em resumo, o Design Thinking converte necessidade em demanda. Trata-se de uma abordagem centrada no aspecto humano e destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem mais inovadoras e criativas.

A ideia principal está pautada em entrar na vida do consumidor e procurar construir comportamentos e necessidades futuras.

Desta forma, os esforços passam a estar focados na experiência do consumidor ou do público-alvo para o qual se busca respostas aos desafios enfrentados.

Quais as etapas que compõem o Design Thinking?

Empatia

Significa se colocar no lugar do outro, para entender melhor seus sentimentos, seu comportamento e seus desejos. Com isso, é possível traduzir observações em insights que podem melhorar a vida das pessoas.

Experimentação

É importante experimentar ideias e arriscar, pois se aprende muito com o erro. Isso permite descobrir caminhos inusitados. De acordo com Linus Pauling, ganhador do Prêmio Nobel de Química e da Paz: “Para ter uma boa ideia, você antes precisa ter muitas ideias.” A tarefa é ter, colaborativamente, o maior número de ideias e, depois, prototipar as melhores.

Prototipação

Significa usar a criatividade para transformar desafios em oportunidades criando modelos do que será o serviço ou o produto, para avaliar se é viável, desejável e praticável. Trata-se de concretizar as ideias, para que outras pessoas tenham condições de ver, criticar e contribuir. As inovações propriamente ditas são criadas dessa maneira, na medida em que não necessariamente envolvem uma tecnologia de ponta, mas resultam do valor que o cliente percebe ao fazer uso delas.

O Design Thinking como uma nova abordagem para inovação

Steve Jobs disse: “Design não é somente o que se vê ou o que se sente. Design é como funciona”.

É dessa forma que a Apple tem conduzido os seus negócios, utilizando design, acima de tudo, como seu modelo de negócio e não somente aplicando-o em seus produtos.

Sendo assim, é fundamental que o negócio seja focado no consumidor para obter, desta forma, as suas verdadeiras impressões sobre os produtos, serviços e processos, decifrando melhor as suas ambições, o que facilita muito a realização de novas soluções.

Durante o LATAM Retail Show, que acontecerá em São Paulo, de 23 a 25 de agosto, os participantes terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos a respeito de inovação e de outros temas por meio de diversos painéis, salas temáticas e ainda do Projeto “Omniera – A Loja do Futuro”. Não perca!

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Sair da versão mobile