Havaianas se diz pronta para o social commerce e aguarda TikTok Shop no Brasil

Presidente da marca participou de painel na NRF 2025 ao lado de executivas da H&M e da Emarketer

Havaianas se diz pronta para o Social Commerce e aguarda TikTok Shop no Brasil

Realidade no mercado asiático, principalmente na China, o social commerce já virou tendência em vários cantos do mundo. Com bons resultados de engajamento, principalmente em relação às gerações mais novas, as vendas pelas redes sociais aumentam ainda mais a possibilidade de alcance ao consumidor.

O tema foi abordado em um dos painéis da NRF 2025, a maior feira de varejo das Américas, com a participação de Fernando Rosa, presidente da Havaianas; Linda Lee, head de Marketing e Ativações do Cliente da H&M; e Sky Canaves, diretora de Varejo e E-commerce da Emarketer.

Já fazendo parte de vários mercados no mundo, mas ainda fora do Brasil, o TikTok Shop, que é a ferramenta de Social Commerce do TikTok, tem chamado atenção por seus bons resultados de venda. “O TikTok Shop no México está apenas começando, então acho que estamos perto. Nosso plano é que quando aparecer, estaremos prontos para começar. Queremos estar prontos para partir no primeiro dia”, revelou Fernando Rosa mostrando até certa ansiedade pela chegada da ferramenta ao Brasil.

O executivo lembrou que mais de 1 milhão de pessoas estão no TikTok da Havaianas. Vale ressaltar que o Brasil ocupa o terceiro lugar na lista de usuários por país no TikTok, com 111,3 milhões.

E se engana quem acredita que essa pode ser apenas uma ‘moda passageira’. “O social commerce veio para ficar. É parte de uma mudança muito mais ampla que está ocorrendo globalmente na forma como os consumidores novos e mais jovens interagem com o varejo”, afirmou Sky Canaves.

Influenciando o social commerce

Além da própria presença nas redes sociais, ambiente favorito de muitos consumidores pelo mundo, o tal social commerce lança como estratégia também a utilização de influenciadores para catapultar as vendas.

“Para nós, o social commerce tem estado principalmente no domínio do marketing de influenciadores. Acredito que o que o torna tão especial é que você é capaz de atingir a construção, o reconhecimento, a consideração e a conversão da marca, tudo de uma vez. Isso virou um pouco o funil de marketing”, afirmou Linda Lee, da H&M.

Também como estratégia, as lives de vendas (live commerce) nas redes sociais, que já são uma realidade de engajamento no mercado da Ásia, viram alternativa para incrementar o social commerce.

“Nos EUA, testamos um pouco na H&M, vários tipos de transmissão ao vivo, e ainda não vimos necessariamente os números de engajamento ou conversão que nos façam acreditar nisso. Mas quanto mais ele se desenvolve, mais os influenciadores realmente começarão a aprender e a se aprofundar nessa arte de transmissão ao vivo. E isso pode ajudar a construir terreno em torno dela no futuro”, finalizou Lee.

Tudo sobre a NRF na M&C

A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro. Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes.

A NRF 2025 aconteceu entre os dias 12 e 14 de janeiro, e teve cobertura completa da Mercado&Consumo, in loco, pelo portal, pelas redes sociais e pelos canais de vídeo e áudio da plataforma. A equipe da M&C viajou a bordo da delegação da Gouvêa Experience.

Imagem: Divulgação

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