As tentativas de golpe no e-commerce aumentaram 3,5% em 2024 ante 2023, ano em que houve 7 milhões de registros, mostra uma pesquisa da Equifax BoaVista. Na mesma base de comparação, o ticket médio das compras fraudulentas teve alta de 18,1%, atingindo o valor de R$ 343,90 no ano passado.
De acordo com o levantamento, no Brasil, 27,5% ou mais de 2,2 milhões dos golpes ocorreram no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Por outro lado, com o menor registro, estão o Acre, Amapá e Roraima, representando somente 0,2% dos casos.
Com o maior número de vendas online – 15,9% de um total de 35 milhões -, a sexta-feira também é o período favorito para as fraudes no e-commerce: segundo a pesquisa, 15,1% das ocorrências foram registradas nesse dia.
Em contrapartida, nos fins de semana, especialmente aos domingos, são menores as movimentações de vendas e tentativa de golpes, correspondendo a 11,3%.
Já o horário com mais fraudes no comércio eletrônico em 2024 foi às 14 horas e o período com menos, foi às 4 horas da madrugada.
O vice-presidente de Produtos e Pré-Vendas da Equifax BoaVista, Rogério Signorini, observa que “os dados nos mostram os padrões de comportamento mais frequentes dos fraudadores, que costumam agir durante horários de alta movimentação no e-commerce para se camuflarem entre transações legítimas, dificultando a detecção”.
A Equifax BoaVista, que desenvolve soluções antifraudes, informou que seus produtos contra golpes evitaram um prejuízo de aproximadamente R$ 84,5 bilhões no e-commerce.
Ticket médio das fraudes no e-commerce
No primeiro semestre de 2024, o ticket médio das fraudes no e-commerce brasileiro foi 60% superior ao ticket médio das vendas legítimas. Os dados foram divulgados pela Visa do Brasil, por meio da área Visa Acceptance Solutions, que destacou os impactos financeiros dessas práticas sobre o comércio eletrônico no período.
De acordo com o levantamento, 55% das fraudes observadas no semestre tiveram origem em dispositivos móveis. Durante o fim de semana da última edição da Black Friday, a Visa registrou um aumento de 270% no número de transações suspeitas de fraude bloqueadas no Brasil. As unidades federativas com maior volume de fraudes foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.
Com informações de Estadão Conteúdo (Letícia Naome).
Imagem: Freepik