A Cooperativa Central Aurora Alimentos, de Chapecó (SC), assume o comando das unidades de produção de aves do Grupo Agrodanieli adquiridas em março deste ano.
Em comunicado, o presidente da Aurora, Neivor Canton, o início do ababte para o processamento de de produtos da marca Aurora começa na próxima sexta-feira, 21.
A aquisição amplia em 20% o processamento industrial de aves da cooperativa, que é de cerca de 1 milhão de cabeças abatidas por dia.
A transação, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e cujo valor não foi informado, envolve cinco unidades produtivas do grupo: Frigorífico de aves em São Domingos (Município de Tapejara/RS), com capacidade para abate de 155 mil aves/dia; Frigorífico de aves em São Silvestre (Município de Tapejara/RS), com capacidade de abate de 50 mil aves/dia; fábrica de subprodutos instalada em Tapejara (RS); fábrica de rações que funciona em Tapejara (RS) com capacidade estática de produção para 70 toneladas/hora; e incubatório de aves localizado em Ibiaçá (RS) com capacidade aproximada de 1,7 milhão de ovos/semana.
Ampliação
A Aurora planeja uma série de investimentos nas unidades, entre elas, a unidade de aves de São Silvestre, que terá a sua capacidade produtiva igualada à da planta de São Domingos, passando de 50 mil aves por dia para 155 mil aves por dia. Além da expansão em infraestrutura e produtividade, a planta deve passar pro processos de qualificação para ser habilitada para exportar ao mercado externo.
“Todas as unidades passarão por melhorias com o objetivo de ampliar a produção e diversificar o MIX de produtos a base de carne de frango que as plantas podem gerar”, disse Canton no comunicado.
A cooperativa afirmou, ainda, que os criadores de aves que produzem para o Grupo Agrodanieli se tornarão produtores cooperados, associados a uma das cooperativas agropecuárias do Sistema Aurora.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Divulgação