Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Lucro da Frigol cai 53% e atinge R$ 24 milhões no 2º trimestre

Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, a receita bruta cresceu 12%

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Lucro da Frigol cai 53% e atinge R$ 24 milhões no 2º trimestre

A Frigol, que atua nos segmentos de carne bovina e suína, registrou lucro líquido de R$ 24 milhões no segundo trimestre de 2023, o que representa uma queda de 53% ante o lucro líquido apurado em igual período do ano passado. A receita bruta somou R$ 821 milhões, recuo de 15% na comparação anual, e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) alcançou R$ 29 milhões, 66% inferior ao Ebitda apurado há um ano, com margem de 4%.

“Como consequência da disciplina financeira e esforço na gestão de capital de giro, encerramos o período com caixa de R$ 292 milhões, 38% maior do que o registrado ao fim do primeiro trimestre e alta de 36% na comparação anual”, afirma em comunicado o CFO (diretor Financeiro) da Frigol, Eduardo Masson.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, a receita bruta cresceu 12%. No período de janeiro a março, a Frigol registrou prejuízo líquido de R$ 15 milhões.

“Foi um período de recuperação, depois de um primeiro trimestre marcado pelo autoembargo nas exportações (de carne bovina) para a China. Porém, como já prevíamos, houve queda na comparação anual, com as receitas de exportação impactadas por uma valorização do real e pela queda no preço pago pelo mercado chinês”, disse o CEO da Frigol, Eduardo Miron, em nota sobre os resultados. “Por isso, adotamos a mesma estratégia do período de embargo, redirecionando as vendas para o mercado interno, onde temos marcas e forte relacionamento com clientes. O fato de termos vendas balanceadas entre mercado interno e externo é positivo para nossa companhia, pois permite flexibilidade no direcionamento das vendas”, complementou.

As vendas para o mercado externo representaram 54% da receita bruta da Frigol, acima dos 42% contabilizados no primeiro trimestre e em linha com os 55% atingidos no segundo trimestre do ano passado.

A China foi o principal destino dos embarques, seguida da Israel.

Expansão

No segundo trimestre, a Frigol concluiu projetos que permitiram aumentar a capacidade produtiva de suas três plantas de bovinos, em Lençóis Paulista, no Estado de São Paulo, e nos municípios de Água Azul do Norte e São Félix do Xingu, no Pará. Com as ampliação de capacidade, a empresa poderá abater 590.000 animais em 2023, 25% a mais do que em 2022.

“Elegemos 2023 como o ano da eficiência operacional e estamos cumprindo as metas ao ampliar a capacidade de produção, sofisticar o processo de monitoramento de fornecedores para garantir a sustentabilidade, diversificar mercados, além de desenvolver ações para nos aproximarmos de clientes no mercado externo e interno. Dessa forma, estaremos preparados para crescer no momento de recuperação de nosso setor”, destacou Miron.

A empresa informou que, no segundo trimestre, participou da Sial China – maior feira internacional de produtos alimentícios, em Xangai, estreitando relacionamento com clientes-chave. Além da China, o bloco de países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que tem uma população de cerca de 700 milhões de pessoas, tem sido visto com grande potencial para a companhia.

Também no segundo trimestre, a Frigol obteve habilitação para exportar para Cingapura, além da habilitação conquistada para a Indonésia em janeiro. Conforme a companhia, o próximo passo é buscar habilitações para Filipinas e Malásia. A FriGol exporta para mais de 60 países.

Mercado interno

No Brasil, a Frigol deu continuidade à expansão do projeto Açougue Completo FriGol, parceria com supermercados com foco na venda de produtos de alto valor agregado.

A empresa lembrou que monitora 100% dos fornecedores diretos em todos os biomas e que recentemente anunciou que implementará o Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado.

Desenvolvido pelas associações sem fins lucrativos Proforest e Imaflora, a iniciativa busca o alinhamento de condutas responsáveis de monitoramento socioambiental para a compra de produtos de origem bovina no bioma.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Reprodução

  • Categories: Foodservice, Indústria, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilcarnecomérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiaFaturamentofoodserviceFrigolindústrialucromarcasmercadomercado&consumonegóciosprodutosvendas

Conteúdo Relacionado

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

de Aiana Freitas 16 de maio de 2025

Marisa reverte prejuízo e lucra R$ 2,4 mi no 1º trimeste

de Redação 16 de maio de 2025

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

de Redação 16 de maio de 2025

Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

de Redação 16 de maio de 2025

Youcom acelera expansão física com até 15 lojas em 2025

de Redação 16 de maio de 2025

Americanas lança cartão de crédito e espera emitir 1 milhão nos 12 primeiros meses

de Redação 16 de maio de 2025

Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas

de Redação 15 de maio de 2025

Danone Brasil lança ciclo de crédito facilitado no valor de R$ 100 milhões

de Redação 15 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile