Da crise do PanAmericano ao sucesso da Jequiti: a trajetória de Silvio Santos

Apresentador se tornou um dosempresários mais bem-sucedidos do Brasil

Da crise do PanAmericano ao sucesso da Jequiti: a trajetória de Silvio Santos

Filho de imigrantes judeus, Senor Abravanel, nome de batismo de Silvio Santos, nasceu em 1930, no Rio de Janeiro, se tornou um dos empresários mais bem-sucedidos do Brasil. Sua trajetória começou de forma humilde, vendendo produtos como camelô nas ruas do Rio. O potencial de sua voz, logo chamou a atenção na multidão, e ele foi convidado para fazer um teste na Rádio Guanabara, uma das emissoras mais populares da época.

Aos 20 anos, decidiu se arriscar em São Paulo, onde começou a apresentar espetáculos e realizar sorteios em caravanas de artistas. Em 1958, adquiriu o controle do Baú da Felicidade, que funcionava como um sistema de carnês, em que os clientes pagavam prestações ao longo do ano e recebiam uma caixa de brinquedos no Natal. Com sua visão empreendedora, Silvio Santos diversificou os produtos oferecidos, e utilizava seu programa de TV, que estreou em 1961, para promover o negócio.

Esse foi o início do que, em 1962, se tornaria o Grupo Silvio Santos. Em 1969, para resguardar os carnês do Baú contra a desvalorização causada pela inflação, decidiu criar a Baú Financeira, que posteriormente se transformaria no Banco PanAmericano.

E, em 1981, fundou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), com uma programação variada, que rapidamente se tornou um ícone do entretenimento familiar. A emissora lançou programas que marcaram gerações, como “A Praça é Nossa”, “Chaves”, “Roda a Roda”, entre muitos outros.

Nas décadas 1980 e 1990, focou na consolidação e expansão do SBT. E nos anos 2000, investiu em novos empreendimentos, fundando a Jequiti Cosméticos, em 2006, e inaugurando o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá, em 2007.

Em 2010, Silvio Santos enfrentou uma das maiores crises de sua carreira, com a descoberta de um rombo de R$ 4,3 bilhões no Banco Panamericano. Ele vendeu o banco e conseguiu pagar as dívidas, preservando o SBT e outras empresas do grupo.

Após superar a crise, o empresário apostou suas fichas na Jequiti. Com uma estratégia baseada em venda direta e produtos acessíveis, a marca conquistou um público fiel e se tornou uma importante fonte de receita para o grupo.

Antes de morrer, neste sábado, 17, Silvio Santos organizou a sucessão empresarial familiar e distribuiu parte da herança entre as filhas.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile