O varejo físico brasileiro reagiu positivamente na semana do Dia das Crianças e cresceu 2,5% nas vendas, em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian.
No final de semana da data (6 a 8 de outubro), em comparação com 2022 (7 a 9 de outubro), a variação também foi positiva, de 2,6%.
“Após registrar uma queda de 2,8% na última data comemorativa, que foi a do Dia dos Pais, o consumidor demonstrou mais fôlego e disposição para gastar graças à retração da taxa de juros, da inflação e do desemprego. Com uma contínua queda desses indicadores, podemos considerar um bom presságio para as vendas do Natal”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Em São Paulo, a atividade do comércio no Dia das Crianças também apresentou aumento de 2,3% na semana da data, quando comparado ao mesmo período de 2022, e de 2,6% em relação ao final de semana.
Smartphones lideraram lista de presentes
Indicativo de uma sociedade cada vez mais conectada, os smartphones seguem sendo o presente mais esperado pelas crianças e adolescentes brasileiros entre 3 e 18 anos de idade para o Dia das Crianças. Os aparelhos lideram a preferência com 24,8% (índice que sobe para 31% na faixa entre 13 e 18 anos). O estudo foi realizado pela Kids Corp, martech especializada no público menor de idade e famílias.
Os vale-presentes figuram o segundo lugar da lista (17,8%), seguidos por tênis (16,7%), índice que se eleva a 21,5% na faixa entre 13 e 18 anos. 14,3% desejam jogos eletrônicos, item que alcança o interesse de 18,2% do público entre 6 e 12 anos. Entre 3 e 5 anos ganham destaque as bonecas (25,7%) e os bonecos de ação (17,9%).
Imagem: Shutterstock