O mercado de pagamentos brasileiro está cada vez mais inovador e sustentável. Pagamentos sem contato no comércio, através da tecnologia NFC (Near Field Communication), vêm se tornando tendência em 2022.
Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a modalidade cresceu 474% no país só no primeiro semestre, podendo movimentar R$ 3,2 trilhões ao longo do ano.
De acordo com o especialista Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de soluções tecnológicas para meios de pagamento, “a agilidade e a praticidade para realizar as transações fizeram com que a tecnologia se tornasse cada vez mais popular”.
O uso de smartphones com carteiras digitais, sem a necessidade de um cartão de crédito ou débito na mão, cresceu ao longo dos últimos anos.
A praticidade e a confirmação instantânea são apontadas como os principais critérios de preferência para os consumidores.
Segundo dados da Opinion Box, a modalidade esteve presente no dia a dia de 47% dos brasileiros em 2022.
Transações por meio de pagamentos digitais, como a tecnologia NFC, além de práticas, são sustentáveis, evitando novos processos de fabricação de cartões, emissões de carbono e lixo eletrônico.
“O consumo de papéis e plásticos nos meios de pagamento também é um debate no mercado. Essa é uma tendência pensada ambientalmente”, finaliza Samuel.
Imagem: Shutterstock