Morre, aos 87 anos, Abilio Diniz, um dos maiores nomes do varejo brasileiro

Antigo dono do Pão de Açúcar estava internado com pneumonia há três semanas

O empresário Abilio Diniz, um dos maiores nomes do varejo brasileiro, morreu neste domingo, 18, aos 87 anos. A notícia foi confirmada em nota divulgada pela família durante a noite.

“É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”, diz nota.

De acordo com fontes próximas, Abilio Diniz estava internado no Hospital Albert Einstein com pneumonia há três semanas e o quadro era considerado “difícil”.

Abilio Diniz recebeu um prêmio especial no Latam Retail Show 2023 do Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral e fundador da Gouvê Ecosystem

O empresário viajou em janeiro para Aspen, no Colorado (EUA), enquanto se recuperava de duas cirurgias no joelho. Ele se sentiu mal e voltou às pressas para o Brasil.

Diniz fez uma publicação no seu perfil no Instagram quando estava nos Estados Unidos. O empresário disse que, na ocasião, não poderia aproveitar dos esportes de inverno na neve devido à sua recuperação.

Além da paixão pelos esportes, em especial, pelo atletismo, Diniz era conhecido por sua trajetória de grande sucesso no varejo, ao transformar o Grupo Pão de Açúcar, fundado por seu pai, Valentim Diniz, numa das maiores empresas do setor no País.

O empresário chegou a se sequestrado, enfrentou uma dura sucessão familiar na empresa e precisou se afastar depois de ter vendido participação da varejista para o grupo francês Casino. Depois, ele ainda comprou ações e se tornou membro dos conselhos de administração do Carrefour e da BRF.

Repercussões

No fim da noite, o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Stephane Maquaire, emitiu uma nota a respeito do falecimento de Abílio Diniz.

“Hoje é um dia muito triste para mim, muito. No dia em que o Grupo Carrefour Brasil perde o vice-presidente de seu Conselho e o País perde um de seus mais admirados empreendedores, eu também sinto a dor de perder alguém que, nos últimos quase três anos, foi um parceiro e uma fonte de inspiração e aprendizado. Mais que tudo isso, um amigo’, declarou.

Stephane Maquaire complentou dizendo que, desde que aceitou o convite para liderar a operação brasileira da empresa, em 2021, teve um “guia” que trouxe importantes contribuições para sua missão à frente do negócio.

Destacou, ainda, que Abilio era uma fonte de lições de vida. “Era um apaixonado por viver a vida com equilíbrio, sabedoria, entrega e dedicação ao próximo. Amou sua família, seus amigos e seu País, a cujo desenvolvimento se dedicou incansavelmente das mais variadas formas. E deixou um legado que nunca se apagará.”

“Pessoas como o Abilio Diniz não morrem – permanecem vivas para sempre, por meio do legado e das lições que deixam para a sociedade e para todos os indivíduos cujas vidas impactaram.”

Também em nota, o Grupo Carrefour Brasil lamentou a morte do empresário. “Recebemos com imensa tristeza a notícia do falecimento do nosso amigo e vice-presidente do Conselho de Administração, Abilio Diniz.

“Tivemos a honra de trabalhar lado a lado com o mais respeitado e admirado empresário do varejo brasileiro, que nos incentivou a buscar sermos melhores todos os dias. Ao longo de quase uma década, Abilio empenhou sua visão e habilidade únicas no desenvolvimento e amadurecimento de nossa empresa, e o legado que ele nos deixa é inestimável”, diz o comunicado.

A nota destaca, ainda, que Abilio foi “mais que um empreendedor de sucesso”. “Foi um exemplo de dedicação e amor à família, à educação, aos esportes, à saúde, à espiritualidade e ao Brasil. Um exemplo de ser humano, que deixa para sempre seu nome e sua marca na história do nosso País.”

Imagens: André Ribeiro/Gouvêa Experience e MERCADO&CONSUMO

Sair da versão mobile