Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Artigos

Tanto se fala nas novas gerações, mas e as que vão envelhecendo?

  • de Redação
  • 9 anos atrás

Por Giuliana Grinover*

Muito estamos discutindo sobre as novas gerações de consumidores, os millennials, nascidos entre 1982 – 2000, geração com características bastante marcantes, conectados, impulsivos, valorizam mais o propósito do negócio do que o lucro, que são independentes, super informados etc, etc, etc. Neste contexto, conversando com outros profissionais das áreas de varejo e de tecnologia, resolvemos refletir sobre as gerações mais velhas que os millennials, que serão, num futuro bem próximo, a maioria no mundo.

A população brasileira está envelhecendo, é um fato! O movimento da pirâmide etária mostra um deslocamento para cima, com faixas etárias mais elevadas, e isso é bastante claro. Numa comparação com Estados Unidos e Alemanha, países com economias mais maduras, percebemos um claro engrossamento do topo da pirâmide.

E o que esse envelhecimento da população significa?

Numa palestra do americano Dr James H. Johnson, ele aponta um futuro de competitividade dependente da educação e do sucesso das gerações mais jovens, com grandes oportunidades.

Em outro relato, Joe Coughlin professor do MIT, também sinaliza que o envelhecimento da população no mundo vai trazer diferentes expectativas aos modelos de negócio existentes. Quem vai trabalhar e trazer resultados nas empresas? Como essas pessoas vão se deslocar para seus locais de trabalho, visto que a mobilidade delas pode estar debilitada? Como a cadeia de abastecimento vai entregar seus produtos e serviços?

De qualquer forma, teremos uma geração de millennials tendo que sustentar uma geração mais velha e mais populosa. É uma preocupação e um grande desafio para as empresas e instituições, pois os mais velhos querem e podem permanecer no mercado de trabalho. Eles têm boa educação e trabalham sempre voltados ao atingimento de resultados. Mas como colocá-los no mercado e misturá-los as novas e jovens gerações?

Por outro lado, as instituições previdenciárias brasileiras estão falidas. Os jovens não tem o hábito de economizar, pois quando conseguem acumular algum dinheiro, utilizam suas economias em necessidades imediatas, compras de bens de consumo ou uma viagem desejada.

Então aqui fica uma reflexão: a educação deveria ser a chave para que as novas gerações encontrarem uma fórmula de economizar e garantir seu futuro, e para os mais velhos permanecerem ativos no mercado de trabalho, sendo atualizados das novas e modernas tecnologias? Acredito que sim, a forma mais digna e objetiva de manter algum equilíbrio para sustentar essa massa de “velhos” que irão ser maioria no mundo!

*Giuliana Grinover (giuliana.grinover@agrconsultores.com.br) é sócia e head da GS&AGR Consultores

  • Categories: Artigos, Destaque do dia, Logística

Conteúdo Relacionado

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

de Larissa Féria 9 de maio de 2025

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

de Lyana Bittencourt 9 de maio de 2025

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

de Caio Camargo 9 de maio de 2025

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

de Redação 9 de maio de 2025

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

de Redação 8 de maio de 2025

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

de Larissa Féria 8 de maio de 2025

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

de Luiz Alberto Marinho 8 de maio de 2025

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

de M&C Media Labs 8 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile