B3 lança guia para orientar empresas a conduzirem Censos de Diversidade

A ação é fruto de uma parceria com o Instituto Locomotiva e o iO Diversidade

B3 lança guia para orientar empresas a conduzirem Censos de Diversidade

A B3, a bolsa do Brasil, lançou o guia “Mapeando a Diversidade nas Empresas – Desafios e Potencialidades do Censo Corporativo de Diversidade”, uma iniciativa destinada a auxiliar as empresas na obtenção de informações sobre diversidade, equidade e inclusão em seus ambientes de trabalho. Essa ação é fruto de uma parceria com o Instituto Locomotiva e o iO Diversidade, com o objetivo de ajudar as empresas a identificar seus pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias.

O guia fornecerá assistência na condução do Censo Corporativo de Diversidade, que consiste em uma pesquisa quantitativa respondida pelos colaboradores, preferencialmente por meio de autopreenchimento. Essa pesquisa gera indicadores numéricos que permitem às empresas produzir dados relacionados à Diversidade, Equidade e Inclusão. Os resultados obtidos devem ser utilizados para elaborar um plano de ação que promova os pilares de Diversidade, Equidade e Inclusão em cada empresa.

“Ainda não há um padrão que permita a construção de indicadores comparáveis com os dados populacionais, do IBGE, e os levantados pela empresa no Censo. Esse Guia vem para auxiliar também nesse sentido, orientando o que perguntar e como. Só assim, teremos dados consistentes para orientar a jornada de diversidade, equidade e inclusão das empresas”, explica Rachel Rua, diretora da iO Diversidade.

Para as empresas de capital aberto, a produção desses dados é crucial para o cumprimento das obrigações regulatórias que visam aumentar a transparência sobre o tema. Desde o ano passado, as companhias listadas na B3 devem divulgar informações sobre identidade autodeclarada de gênero, raça e/ou cor, faixa etária e outros indicadores de diversidade considerados relevantes sobre seus colaboradores e membros da alta administração.

Obrigatoriedade

Essa obrigação surgiu com a Resolução n° 59 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que alterou o conteúdo do Formulário de Referência, um documento público apresentado anualmente pelas companhias abertas, com o objetivo de melhorar a prestação de informações associadas à agenda ASG (Ambiental, Social e de Governança).

Com base em dados públicos do Formulário de Referência, a B3 construiu em 2023 o IDIVERSA B3, um índice latino-americano que avalia o desempenho das ações de empresas que se destacam na temática de diversidade de gênero e raça. O Formulário de Referência também é utilizado pelas companhias listadas para reportar as informações solicitadas no Anexo ASG, medida da B3 que visa aumentar a transparência de boas práticas e estimular a ampliação da representatividade nas diretorias estatutárias e conselhos de administração das empresas.

Além de apoiar o desenvolvimento de políticas de diversidade, equidade e inclusão nas empresas, as informações coletadas pelo Censo possuem valor estratégico, uma vez que a promoção de Diversidade, Equidade e Inclusão é vista como fator decisivo para o desenvolvimento sustentável do país e para a própria continuidade das empresas.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile