Melhores práticas, uma trilha para o sucesso do seu negócio

Light bulb symbol on long empty straight road, highway. Concepts of environment, ecology, green energy, idea etc.

Todo gestor de negócio, a princípio, deveria conhecer e utilizar melhores práticas e benchmarks em sua empresa, uma ferramenta muito popular e eficaz para desenvolvimento de melhorias, novas ideias e soluções.

A gestão de melhores práticas é uma ferramenta muito eficiente

Um colega, que me inspirou para esse artigo, costuma dizer que as melhores práticas são como uma trilha em uma caminhada:

Como se preparar para esta trilha

A GS&Consult provê de uma imensa base interna de casos de sucesso, com benchmarks e melhores práticas. Isso por conta do nosso grande relacionamento com empresas no mercado, mas também por dois fatores essenciais:

Para quem não consegue ter essa dedicação e trabalho de acompanhar as tendências do mercado no dia a dia, o Study Tour que realizaremos no dia 28 de agosto e 1º de setembro durante o LATAM RETAIL SHOW , será uma grande oportunidade de aprender e conhecer um pouco mais sobre diversos negócios inovadores que podem gerar novos insights para seu negócio.

Esse ano em particular, o Study Tour promete uma variedade de roteiros, oportunidades de visita em lojas e empresas inovadoras, onde será possível conhecer operações de lojas recém-abertas, novos conceitos e formatos, entender diferentes modelos de negócio, conversar e desenvolver network com grandes empresários e gestores, além é claro de conhecer melhores prática de mercado, o que funciona e como funciona.

Study Tour

No Study Tour desenvolvemos 4 roteiros distintos onde você poderá conhecer negócios e melhores práticas de mercado por meio de diferentes perspectivas:

Grupo Experiência: Uma seleção de empresas que desenvolveram ideias e modelo de negócios para promover diferentes experiências e mecanismos para melhorar a satisfação e o relacionamento com o cliente. Visitaremos empresas tais como: Reserva, Carlo’s Bakery, Eataly, Natura;

cb

Grupo Inovação: Empresas e operações inovadoras que desenvolveram soluções diferenciadas, e é claro com muita tecnologia! Conheceremos o incrível CD da Riachuelo, a nova loja do McDonald’s, a Luizalabs e é claro a nossa loja do futuro a Omnistory no Shopping Villa Lobos;

RIACHUELO – A marca possui um Centro de Distribuição com alto nível de automação, tecnologia e capacidade de abastecimento pontual (por tamanho e cor e não a grade full), sem gerar excesso de estoque. O centro impulsiona a eficiência logística integrando os sistemas das fábricas e das lojas. Assim, é possível saber exatamente quantas peças produzir e para quais unidades enviar, melhorando a performance das loja.

Grupo Integração: Quando falamos de online e offline fica cada vez mais evidente a complementariedade dos dois canais, e esse grupo tem como objetivo discutir e aprender como é possível integrar os dois mundos. Vamos conhecer o modelo de negócio do Uber Eats, a Spin’n Soul, a Shoestock;

TRAMONTINA – O projeto da T-store Tramontina, desenvolvido em conjunto com a GS&Consult, foi pensado e planejado buscando promover o aumento da percepção de portfólio dos produtos da marca que, por ser fabricante, apresenta grande variedade de itens. A primeira preocupação da indústria foi o conflito de canal diante das empresas que já eram clientes, exigindo que os cuidados envolvidos nas precificações e promoções da loja própria fossem pensados para evitar sobreposições com os demais clientes e valorizar a imagem de marca.

Grupo Vendors e Sortimento: Diferenciação de produtos e relacionamento com o cliente são dois pontos fundamentais abordados nesse roteiro onde iremos conhecer a estratégia e objetivos que levaram a Indústria ir para o Varejo, mas também alguns varejistas que desenvolverem produtos de marca própria. Visitaremos as lojas da Brastemp Experience, Daiso, Panvel, Tramontina, Bauducco e Samsung.

DAISO – A rede tem 3 fortalezas: Qualidade (“Vender produtos de qualidade com preço baixo”); Variedade (“Criar uma experiência divertida de compra com uma larga seleção de produtos”) e Unicidade (“Trazer produtos novos e ideias que não podem ser achadas em outros lugares”). Na loja instalada no Shopping Cidade Jardim, a rede mostrou a alta capacidade de adaptação da estratégia de preço baixo e variedade mesmo dentro de um shopping premium.

Fica a dica para participar de uma ótima oportunidade para aprender e conhecer, além das melhores práticas, conceito, ideias, oportunidades e negócios.

Como diria o Abílio Diniz, que também é uma das atrações do Latam Retail Show, “Copiar é mais fácil que inventar”, porém, muito cuidado, por mais que você possa conhecer e aprender com grandes empresas e negócios que desenvolveram soluções inovadoras, copiar no estilo Ctrl-C e Crtl-V não funciona. Executar é onde está normalmente o grande desafio!

 

 

Sair da versão mobile