Todo gestor de negócio, a princípio, deveria conhecer e utilizar melhores práticas e benchmarks em sua empresa, uma ferramenta muito popular e eficaz para desenvolvimento de melhorias, novas ideias e soluções.
A gestão de melhores práticas é uma ferramenta muito eficiente
Um colega, que me inspirou para esse artigo, costuma dizer que as melhores práticas são como uma trilha em uma caminhada:
- Já foram utilizadas pelo mercado, isso facilita a implementação, pois ela já foi aprovada, desenvolvida e testada;
- Podem ser utilizadas para outros fins, por mais que você possa dizer que empresas são únicas, é possível adaptar melhores práticas para a sua realidade, mesmo sendo de um setor ou negócio diferente;
- Economizam tempo e reduzem riscos, como já foram desenvolvidas, haverá menos riscos de “falhar”, assim como também menor custo financeiro e tempo de desenvolvimento.
Como se preparar para esta trilha
A GS&Consult provê de uma imensa base interna de casos de sucesso, com benchmarks e melhores práticas. Isso por conta do nosso grande relacionamento com empresas no mercado, mas também por dois fatores essenciais:
- Somos integrante do Ebeltoft Group, grupo que possui uma rede de consultorias em mais de 22 países, e que acompanha e registra casos e projetos de sucesso no mundo de negócios do varejo e bens de consumo;
- Participamos de diversos eventos e congressos, tais como NRF Retail´s Big Show, Euroshop, Cannes Lions, NRA Show (National Restaurants Association), NACS (Advancing Convenience & Fuel Retailing), entre outros, o que nos possibilita acompanhar e conhecer o que há de mais novo no mercado atual.
Para quem não consegue ter essa dedicação e trabalho de acompanhar as tendências do mercado no dia a dia, o Study Tour que realizaremos no dia 28 de agosto e 1º de setembro durante o LATAM RETAIL SHOW , será uma grande oportunidade de aprender e conhecer um pouco mais sobre diversos negócios inovadores que podem gerar novos insights para seu negócio.
Esse ano em particular, o Study Tour promete uma variedade de roteiros, oportunidades de visita em lojas e empresas inovadoras, onde será possível conhecer operações de lojas recém-abertas, novos conceitos e formatos, entender diferentes modelos de negócio, conversar e desenvolver network com grandes empresários e gestores, além é claro de conhecer melhores prática de mercado, o que funciona e como funciona.
Study Tour
No Study Tour desenvolvemos 4 roteiros distintos onde você poderá conhecer negócios e melhores práticas de mercado por meio de diferentes perspectivas:
Grupo Experiência: Uma seleção de empresas que desenvolveram ideias e modelo de negócios para promover diferentes experiências e mecanismos para melhorar a satisfação e o relacionamento com o cliente. Visitaremos empresas tais como: Reserva, Carlo’s Bakery, Eataly, Natura;
Grupo Inovação: Empresas e operações inovadoras que desenvolveram soluções diferenciadas, e é claro com muita tecnologia! Conheceremos o incrível CD da Riachuelo, a nova loja do McDonald’s, a Luizalabs e é claro a nossa loja do futuro a Omnistory no Shopping Villa Lobos;
RIACHUELO – A marca possui um Centro de Distribuição com alto nível de automação, tecnologia e capacidade de abastecimento pontual (por tamanho e cor e não a grade full), sem gerar excesso de estoque. O centro impulsiona a eficiência logística integrando os sistemas das fábricas e das lojas. Assim, é possível saber exatamente quantas peças produzir e para quais unidades enviar, melhorando a performance das loja.
Grupo Integração: Quando falamos de online e offline fica cada vez mais evidente a complementariedade dos dois canais, e esse grupo tem como objetivo discutir e aprender como é possível integrar os dois mundos. Vamos conhecer o modelo de negócio do Uber Eats, a Spin’n Soul, a Shoestock;
TRAMONTINA – O projeto da T-store Tramontina, desenvolvido em conjunto com a GS&Consult, foi pensado e planejado buscando promover o aumento da percepção de portfólio dos produtos da marca que, por ser fabricante, apresenta grande variedade de itens. A primeira preocupação da indústria foi o conflito de canal diante das empresas que já eram clientes, exigindo que os cuidados envolvidos nas precificações e promoções da loja própria fossem pensados para evitar sobreposições com os demais clientes e valorizar a imagem de marca.
Grupo Vendors e Sortimento: Diferenciação de produtos e relacionamento com o cliente são dois pontos fundamentais abordados nesse roteiro onde iremos conhecer a estratégia e objetivos que levaram a Indústria ir para o Varejo, mas também alguns varejistas que desenvolverem produtos de marca própria. Visitaremos as lojas da Brastemp Experience, Daiso, Panvel, Tramontina, Bauducco e Samsung.
DAISO – A rede tem 3 fortalezas: Qualidade (“Vender produtos de qualidade com preço baixo”); Variedade (“Criar uma experiência divertida de compra com uma larga seleção de produtos”) e Unicidade (“Trazer produtos novos e ideias que não podem ser achadas em outros lugares”). Na loja instalada no Shopping Cidade Jardim, a rede mostrou a alta capacidade de adaptação da estratégia de preço baixo e variedade mesmo dentro de um shopping premium.
Fica a dica para participar de uma ótima oportunidade para aprender e conhecer, além das melhores práticas, conceito, ideias, oportunidades e negócios.