A Omnistory é um projeto desafiador, ousado e altamente inovador. Nascida para ser um laboratório Omnichannel, integrando loja física, aplicativo, e-commerce, vending machine e shopping TV.
A plataforma Omnistory tem o propósito de integrar tecnologias, ferramentas e soluções, proporcionando ao omniconsumidor um ambiente de experiências altamente disruptivo, onde ele pode ter uma jornada de compras completa e integrada, seja fazendo uma experimentação individual, seja com a participação dos consultores de experiências ou considerando as opiniões e experiências de outros clientes através do compartilhamento de reviews e classificações.
Concebida em 6 macro pilares – Pessoas, Design Estratégico, Tecnologia, Sustentabilidade, Controles e Mensuração de Resultados, e Ativação Digital no Ponto de Venda, a Omnistory de fato coloca o consumidor, suas perspectivas e suas necessidades no centro, e parte da premissa de que a tecnologia e as ferramentas tecnológicas foram integradas ao projeto pelas pessoas, para as pessoas e a serviço delas.
A Omnistory coloca o consumidor, suas perspectivas e suas necessidades no centro, e parte da premissa de que a tecnologia foi integrada ao projeto pelas pessoas, para as pessoas e a serviço delas
Tendo em mente a premissa de que não acreditamos na tecnologia com um fim em si mesma e sim como uma facilitadora de interação e comunicação, colocamos uma lupa no pilar Pessoas – a verdadeira essência de relacionamento, individualização e personalização na Omnistory.
Consultores de Experiências
Os Consultores de Experiências, não mais vendedores, são aqueles preparados para fornecer um atendimento assistido completo, com competência e conhecimento técnico suficientes para promover explicações e recomendações não apenas dos produtos comercializados, mas em profundidade sobre seus usos e aplicações, além de habilidades comportamentais e atitudinais alinhadas com o propósito da Omnistory e seu conceito disruptivo.
Mais do que isso, quando se fala em uma experiência humanizada, a proposta é que educação, experimentação e atendimento consultivo personalizado sejam combinados à liberdade de expressão e atuação individual do Consultor de Experiência, na interação e relacionamento com o cliente.
Ao construir este conceito e dar vida a ele através das pessoas que integrariam este time, vivemos no período de concepção da Omnistory os mesmos dilemas que todos os empresários, diretores, gerentes, supervisores e todo o varejo, de forma geral vive:
- Qual é a equação vencedora quando se fala de pessoas e das equipes?
- Qual é o melhor resultado possível quando se fala das escolhas que envolvem o time que farão toda esta mágica da experiência na Omnistory acontecer?
- E, como montar e sustentar perenemente um time que enfrentará todas as dificuldades do varejo com vigor, motivação e o mesmo encantamento inicial do projeto?
Com mais perguntas do que respostas em mente, seguimos todos os passos que recomendamos diariamente aos nossos próprios clientes:
- Vamos investir tempo para afiar o machado: tenhamos em mente, de forma clara e sem qualquer dúvida, o perfil desejado, adequado e aquele que transmitirá aos nossos clientes a verdade do nosso negócio. Um bom conceito e um excelente produto podem ser simplesmente destruídos por uma equipe que não comprou a ideia, propósito, projeto e produto.
- Vamos fazer com que estas pessoas entendam a mensagem e o propósito da marca. Façamos com que elas vivam este propósito!
- De todas as pessoas disponíveis, vamos escolher aquelas que tenham vigor natural, curiosidade e, principalmente, que tem brilho nos olhos.
- Vamos proporcionar conhecimento técnico e testar exaustivamente o aprendizado adquirido. Vamos começar de novo e de novo.
- Vamos comunicar com paixão o papel delas no contexto. Empoderar é um termo atual e está na moda. Empoderar de fato passa por fazer com que as pessoas conheçam seu papel, suas habilidades, mas, principalmente, que estejam apaixonadas pelo seu projeto.
- Vamos olhar cuidadosamente para os processos operacionais que estamos criando. Menos é mais. No final do dia, as pessoas precisam ter tempo para se relacionar com os clientes e o processo deve apenas apoiá-las nisso.
- Vamos treinar, treinar e treinar. Não existe outro mecanismo pelo qual uma pessoa que não conhece o projeto esteja absolutamente integrado a ele.
- Vamos premiar o bom desempenho, o excelente atendimento, a excelência operacional e em vendas, mas, sobretudo, vamos premiar a satisfação do cliente.
- Paralelamente, estejamos atento às falhas para corriji-las imediatamente.
- Vamos comemorar as conquistas diárias.
- E vamos promover a energia e o engajamento necessários para começar todos os dias novamente, tendo a certeza de que estamos nos reinventando e fazendo melhor todos os dias novamente.
Conceito, pessoas certas no lugar certo, e atitude, estão combinados com tecnologia, que permite que este time seja munido de informações sobre os consumidores e seu histórico de compras para a personalização do atendimento, que mede a satisfação dos clientes que entram e saem da loja por reconhecimento facial, e ainda possibilita que a equipe seja dimensionada a partir da medição de tráfego por dia e hora.
Além disso, controles precisos de conversão de vendas, desempenho, tíquete médio e Índice de Satisfação Omnistory, permitem a comemoração dos bons resultados, remuneração por desempenho, reconhecimento por performance, correção imediata de desvios e a importante celebração das conquistas, tão fundamental na manutenção do engajamento e motivação das equipes!
Esperamos você lá para viver esta experiência conosco!