Dona das marcas Doritos, Cheetos, Pepsi, Toddy e Quaker, a PepsiCo lançou no Brasil o PepsiCo Labs, hub global de inovação que visa propor soluções a desafios comuns da indústria em áreas como marketing, varejo e indústria 4.0 por meio de parcerias estratégicas.
O hub funciona como uma ponte de relacionamento entre os desafios de inovação da PepsiCo e startups, aceleradoras, universidades, centros de pesquisa e empresas do segmento de tecnologia. Ao implementar as soluções, a PepsiCo busca tornar-se ainda mais inovadora de ponta a ponta, do campo ao produto, até chegar à destinação correta das embalagens.
O Brasil foi escolhido para sediar o hub na América Latina por ter um ecossistema de inovação forte e maduro, além de ter escala continental. As inovações que forem implementadas e apresentarem boa performance e escalabilidade poderão ser disponibilizadas para o mercado internacional. Nos próximos anos, o projeto deve ser expandido para outros países da América Latina, como México, Colômbia, Argentina e Chile.
“O PepsiCo Labs será um catalisador de soluções que irá contribuir não só com a PepsiCo no Brasil como também com todo o ecossistema regional. Ou seja, além de sanar desafios da própria companhia, a PepsiCo irá disponibilizar o seu alcance global para dar escalabilidade a inovações desenvolvidas no país, impulsionando o empreendedorismo brasileiro”, afirma Carolina Sevciuc, diretora sênior de Estratégia e Transformação da PepsiCo no Brasil.
Os três primeiros desafios chegam com a visão de transformar a cadeia de fornecimento agrícola e buscar no ecossistema soluções que atuem na transformação digital dos processos agrícolas da companhia, com foco na redução de perdas e sustentabilidade.
A intenção é identificar iniciativas que atuem na prevenção de perdas no processo agrícola de batatas, com a identificação precoce de anomalias; monitoramento da qualidade e do beneficiamento até a fábrica; além de provocar uma comunicação mais ágil e sistêmica com produtores.
“Diante desses desafios, a PepsiCo vai priorizar uma agenda de impacto positivo, focando na promoção de soluções conectadas ao meio-ambiente e impacto social, em alinhamento com o nosso direcionamento global, nossa agenda ESG. Por meio dessas soluções, com uma ênfase especial nas pessoas, chegaremos em toda a nossa cadeia”, explica Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil.
Imagem: Shuttestock