A Inteligência Artificial (IA) está transformando a maneira como as empresas entendem o comportamento de consumo, desenvolvem produtos com mais eficiência e criam estratégias para otimizar suas operações de vendas e promoções. Os diferentes usos da tecnologia foram discutidos em painel mediado por Marcelo Antoniazzi, CEO da Gouvêa Consulting, no primeiro dia da 9ª edição do Latam Retail Show. Também participaram do debate Sam James, do Grupo Carrefour, Felipe Votisch, da Nestlé, e Alisson Calgaroto, do Grupo Soma.
Principal evento B2B de varejo e consumo da América Latina, o LRS acontece até o dia 19, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo faz a cobertura completa com entrevistas, palestras e gravações de webcasts dentro de um estúdio montado na área expositiva.
Ao iniciar o debate, Antoniazzi destacou que a utilização da IA tem gerado resultados expressivos, como um aumento de 45% na produtividade dos funcionários e uma redução de 20% nos custos operacionais. “Ela também permite compreender o comportamento do cliente e trabalhar no processo de personalizar o atendimento”, afirma.
A IA também contribui para uma gestão de estoque mais eficiente e otimizada, tanto na logística quanto no suprimento. Além disso, a personalização se destaca ao permitir uma compreensão mais profunda do comportamento do cliente, facilitando um atendimento mais direcionado, como o uso de chatbots para interações personalizadas. Outro ponto relevante é a detecção de fraudes, com a análise de transações suspeitas, garantindo maior segurança. A diversidade de aplicações da IA, desde a personalização até a otimização de processos e segurança, mostra o potencial da tecnologia quando bem utilizada.
Para Felipe Votisch, diretor de Trade Marketing e Merchandising na Nestlé, uma das principais vantagens da IA é a sua capacidade de interpretar dados de consumo e transformar essa informação em ações concretas.
Com 13 categorias e 145 subcategorias, a Nestlé tem utilizado IA e o machine learning, há mais de quatro anos, para entender o comportamento dos consumidores em mais de 4 mil pontos de vendas. Com a tecnologia, foi possível identificar padrões de compra e prever como os consumidores reagem a diferentes ações promocionais. Descobrimos, por exemplo, que 75% das pessoas que compram Nescau também levam Leite Moça, porque querem fazer brigadeiro. Então, posso criar uma promoção com isso”, explica.
Com uma precisão de 94%, as análises feitas permitem prever quais produtos serão mais vendidos em determinadas regiões, ajudando a Nestlé a criar campanhas de marketing mais eficazes e um calendário de promoções regionalizados.
Obsessão por dados
No Grupo Carrefour, o principal uso da IA é para mensurar os retornos, com foco em abastecimento, sortimento e preços, consideradas áreas centrais para o sucesso do varejo. “A nossa obsessão é mensurar. Até julho, o time já havia retornado 2,5 vezes o valor investido em IA”, diz Sam James, Chief Digital Officer do Carrefour.
Um dos cases apresentados por James foi a otimização do fornecimento promocional, em que a IA ajudou a reduzir em 4% o estoque residual, sem afetar as vendas. Em outro exemplo, a machine learning foi usada na otimização de fornecimento de FLV, resultando a redução de perdas de 10% em produtos perecíveis, como alface. Apesar do resultado positivo, nesse caso, o impacto no negócio foi baixo.
James também comentou sobre o uso da tecnologia em outras áreas do grupo, como no RH. “Queremos expandir o que já tem para o grupo todo. Nosso time está ajudando as áreas jurídica e de RH com os problemas trabalhistas, fazendo um preditivo do processo e de acordos. Temos uma previsão bilionária. Se eu consigo melhorar alguma coisa, já são dezenas de milhões”, destaca.
Personalização e criação no Grupo Soma
Dono de marcas como Animale e Farm, o Grupo Soma utiliza, desde 2016, a IA no desenvolvimento de produtos e no aprimoramento da experiência do cliente.
A tecnologia é aplicada no desenvolvimento das peças e para testar seu potencial de sucesso com as vendedoras, criando um mix ideal para lançamento. Além disso, auxilia na criação de estampas e paletas de cores, permitindo que as estilistas tenham mais tempo para focar na curadoria e criação.
Alisson Calgaroto, diretor de Tecnologia e Inovação da BU vestuário feminino Grupo Azzas 2154, destaca que a personalização do atendimento ao cliente também é uma prioridade, com a IA ajudando a identificar o melhor canal para impactar cada cliente e aumentar a taxa de conversão
“Nossa IA é usada para resolver problemas e gerar oportunidade. Entendemos que as maneiras tradicionais de segmentar clientes chegaram no teto e que é preciso entender com qual cliente estou conversando, o potencial de probabilidade de conversão naquele momento e qual o canal mais adequado para falar com ele”, explica.
Imagem: Mercado&Consumo