Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Latam Retail Show

IA decifra comportamento de consumidor e otimiza vendas e promoções

Painel no LRS debateu os diferentes usos da tecnologia

Larissa Féria de Larissa Féria
18 de setembro de 2024
no Destaque do dia, Eventos, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
IA decifra comportamento de consumidor e otimizar vendas e promoções

A Inteligência Artificial (IA) está transformando a maneira como as empresas entendem o comportamento de consumo, desenvolvem produtos com mais eficiência e criam estratégias para otimizar suas operações de vendas e promoções. Os diferentes usos da tecnologia foram discutidos em painel mediado por Marcelo Antoniazzi, CEO da Gouvêa Consulting, no primeiro dia da 9ª edição do Latam Retail Show. Também participaram do debate Sam James, do Grupo Carrefour, Felipe Votisch, da Nestlé, e Alisson Calgaroto, do Grupo Soma.

Principal evento B2B de varejo e consumo da América Latina, o LRS acontece até o dia 19, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo faz a cobertura completa com entrevistas, palestras e gravações de webcasts dentro de um estúdio montado na área expositiva.

Ao iniciar o debate, Antoniazzi destacou que a utilização da IA tem gerado resultados expressivos, como um aumento de 45% na produtividade dos funcionários e uma redução de 20% nos custos operacionais. “Ela também permite compreender o comportamento do cliente e trabalhar no processo de personalizar o atendimento”, afirma.

A IA também contribui para uma gestão de estoque mais eficiente e otimizada, tanto na logística quanto no suprimento. Além disso, a personalização se destaca ao permitir uma compreensão mais profunda do comportamento do cliente, facilitando um atendimento mais direcionado, como o uso de chatbots para interações personalizadas. Outro ponto relevante é a detecção de fraudes, com a análise de transações suspeitas, garantindo maior segurança. A diversidade de aplicações da IA, desde a personalização até a otimização de processos e segurança, mostra o potencial da tecnologia quando bem utilizada.

Para Felipe Votisch, diretor de Trade Marketing e Merchandising na Nestlé, uma das principais vantagens da IA é a sua capacidade de interpretar dados de consumo e transformar essa informação em ações concretas.

Com 13 categorias e 145 subcategorias, a Nestlé tem utilizado IA e o machine learning, há mais de quatro anos, para entender o comportamento dos consumidores em mais de 4 mil pontos de vendas. Com a tecnologia, foi possível identificar padrões de compra e prever como os consumidores reagem a diferentes ações promocionais. Descobrimos, por exemplo, que 75% das pessoas que compram Nescau também levam Leite Moça, porque querem fazer brigadeiro. Então, posso criar uma promoção com isso”, explica.

Com uma precisão de 94%, as análises feitas permitem prever quais produtos serão mais vendidos em determinadas regiões, ajudando a Nestlé a criar campanhas de marketing mais eficazes e um calendário de promoções regionalizados.

Obsessão por dados

No Grupo Carrefour, o principal uso da IA é para mensurar os retornos, com foco em abastecimento, sortimento e preços, consideradas áreas centrais para o sucesso do varejo. “A nossa obsessão é mensurar. Até julho, o time já havia retornado 2,5 vezes o valor investido em IA”, diz Sam James, Chief Digital Officer do Carrefour.

Um dos cases apresentados por James foi a otimização do fornecimento promocional, em que a IA ajudou a reduzir em 4% o estoque residual, sem afetar as vendas. Em outro exemplo, a machine learning foi usada na otimização de fornecimento de FLV, resultando a redução de perdas de 10% em produtos perecíveis, como alface. Apesar do resultado positivo, nesse caso, o impacto no negócio foi baixo.

James também comentou sobre o uso da tecnologia em outras áreas do grupo, como no RH. “Queremos expandir o que já tem para o grupo todo. Nosso time está ajudando as áreas jurídica e de RH com os problemas trabalhistas, fazendo um preditivo do processo e de acordos. Temos uma previsão bilionária. Se eu consigo melhorar alguma coisa, já são dezenas de milhões”, destaca.

Personalização e criação no Grupo Soma

Dono de marcas como Animale e Farm, o Grupo Soma utiliza, desde 2016, a IA no desenvolvimento de produtos e no aprimoramento da experiência do cliente.

A tecnologia é aplicada no desenvolvimento das peças e para testar seu potencial de sucesso com as vendedoras, criando um mix ideal para lançamento. Além disso, auxilia na criação de estampas e paletas de cores, permitindo que as estilistas tenham mais tempo para focar na curadoria e criação.

Alisson Calgaroto, diretor de Tecnologia e Inovação da BU vestuário feminino Grupo Azzas 2154, destaca que a personalização do atendimento ao cliente também é uma prioridade, com a IA ajudando a identificar o melhor canal para impactar cada cliente e aumentar a taxa de conversão

“Nossa IA é usada para resolver problemas e gerar oportunidade. Entendemos que as maneiras tradicionais de segmentar clientes chegaram no teto e que é preciso entender com qual cliente estou conversando, o potencial de probabilidade de conversão naquele momento e qual o canal mais adequado para falar com ele”, explica.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Desafios da liderança no varejo: integrando gerações e motivando equipes

Próxima Postagem

Moda, gastronomia e a inauguração do Le Café Lacoste no Brasil

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados
Notícias

Comércio deve crescer 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento
Indústria

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo
Foodservice

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel
Economia

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3
Economia

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025
Cade multa controladora do Ifood, em R$ 718 mil, por compra da Delivery Hero
Foodservice

UE multa Delivery Hero e Glovo em US$ 373 milhões após investigação por práticas de cartel

2 de junho de 2025
Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 milhões no Dia dos Namorados em São Paulo
Notícias

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 mi no Dia dos Namorados em São Paulo

2 de junho de 2025
varejo
Notícias

Varejo sob pressão: 6 pontos críticos para encarar 2025 sem tropeçar

2 de junho de 2025
Próxima Postagem
Moda, gastronomia e a inauguração do Le Café Lacoste no Brasil

Moda, gastronomia e a inauguração do Le Café Lacoste no Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados

Comércio deve crescer 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025
Cade multa controladora do Ifood, em R$ 718 mil, por compra da Delivery Hero

UE multa Delivery Hero e Glovo em US$ 373 milhões após investigação por práticas de cartel

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.