Os resultados da Multiplan no quarto trimestre de 2019, divulgados nesta segunda-feira (17/02), mostram aumento nas vendas e crescimento da taxa de ocupação dos shopping centers do grupo, além de ampliação da receita de aluguel e queda no custo de ocupação.
As vendas dos lojistas cresceram 6,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a R$ 5,2 bilhões, novo recorde desde a abertura de capital da Companhia, em 2007. No ano, as vendas alcançaram R$ 16,3 bilhões, alta de 5,4% sobre 2018.
Já as vendas na Black Friday aumentaram 23% em relação ao mesmo dia do ano anterior, demonstrando uma maior importância e popularização do evento. A época de Natal ainda predomina como principal evento de varejo, com dezembro representando quase a metade (45%) das vendas totais do quarto trimestre – contra 30% em novembro e 25% em outubro.
“Com o aumento do peso dos segmentos de serviços, entretenimento e alimentação, vemos uma maior distribuição de vendas ao longo do ano. Observamos também um crescimento da relevância da Black Friday”, afirma Armando d’Almeida Neto, diretor vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Multiplan. “A empresa registrou, no período, forte crescimento operacional e segue gerando oportunidades de crescimento, com bons investimentos. Entramos em 2020 com boas perspectivas para o ano”, acrescenta.
A taxa de ocupação nos shoppings Multiplan no quarto trimestre chegou a 98%, a mais elevada desde o primeiro trimestre de 2016 e bem acima da média brasileira em 2019, estimada em 95,2% pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Frente ao trimestre anterior, a evolução foi de 41 pontos base. Na comparação com o mesmo período de 2018, o aumento foi de 48 pontos base.
A receita de aluguel também aumentou (6,1% no ano) – com quatro shoppings registrando crescimento de dois dígitos – e impulsionou o avanço da receita bruta, que chegou a R$ 1.460 bilhão em 2019, resultado 5,9% maior que em 2018. A receita líquida avançou 5,5% no trimestre e encerrou o ano com alta de 6,2%, alcançando R$ 1.328 bilhão em 2019.
Já o custo de ocupação dos lojistas caiu 15 pontos base para 11,6% no quarto trimestre, encerrando o ano em 12,6%, cinco pontos menor que em 2018 e 14 pontos abaixo da média dos cinco anos anteriores. Contribuíram para esta economia medidas de controle e redução de custos de condomínio, a exemplo da usina fotovoltaica desenvolvida pela Multiplan no ano passado para abastecer 100% da demanda energética do VillageMall, no Rio de Janeiro, com energia limpa.
Menor custo médio da dívida bruta
O resultado operacional líquido (NOI), indicador que representa a soma da receita das propriedades descontadas as despesas necessárias para operá-las, atingiu R$333,1 milhões no quarto trimestre, crescendo 4,7% em relação ao mesmo período de 2018. Em 2019, o NOI totalizou R$1,2 bilhão, aumento de 5,5% na comparação anual.
O EBITDA cresceu 9,9% sobre o quarto trimestre de 2018, chegando a R$ 253 milhões, e fechou o ano a R$ 932 milhões. O lucro líquido cresceu 26,3% para R$ 142 milhões no quarto trimestre, batendo R$ 471 milhões em 2019. Já o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) somou R$ 196,7 milhões no quarto trimestre, um aumento de 18,8% em relação ao mesmo período de 2018, e chegou a R$ 700,2 milhões no ano.
A Multiplan registrou o menor custo médio da dívida bruta na história da Companhia (5,35% ao ano), resultante de redução na taxa Selic, renegociação de contratos e gestão da dívida.
A Companhia encerrou o ano com valor de mercado de R$ 19,9 bilhões. A média diária do número de negócios com a ação da Multiplan (MULT3) cresceu 80% de 2018 para 2019. Já o número de investidores pessoa física subiu 125% no ano, passando de 2.395 para 5.400.
Investimentos de R$ 787 milhões em 2019
A companhia investiu R$ 787 milhões em 2019 em desenvolvimento de novos projetos, revitalizações e aquisições de participação minoritárias. Entre os principais projetos para 2020 estão o ParkJacarepaguá, 20º shopping da Multiplan, no Rio de Janeiro, e as expansões do ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, e do DiamondMall, em Belo Horizonte, anunciada nesta segunda-feira.
A Companhia também anunciou, em janeiro deste ano, um novo investimento na Delivery Center, empresa pioneira na integração do varejo online ao físico, à qual a Multiplan se associou em 2019. O plano de expansão e consolidação da Delivery Center permitirá expandir seu serviço de vendas e entrega para mais varejistas no portfólio da Companhia, aumentando assim a importância do superapp da Multiplan, o Multi, no cotidiano dos consumidores.
O superapp foi lançado em agosto, com objetivo de oferecer mais comodidade aos clientes e uma vitrine virtual os lojistas dos shoppings, e hoje já acumula 160 mil downloads, além de estar presente em 18 shoppings da Multiplan.
* Imagem reprodução